Governo fará contrato emergencial para reconstruir ponte e acionará MPE

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vai dispensar o processo de licitação para reconstruir a ponte do trecho da MS-382 sobre o rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna, distante 213 quilômetros de Campo Grande, que desabou no último sábado (2). O secretário do Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, disse no projeto para execução da obra deve ficar pronto nesta semana.

Ponte foi inaugurada em abril de 2012 Foto: (Foto: Ademir Souza Almeida/arquivo pessoal)
Ponte foi inaugurada em abril de 2012
Foto: (Foto: Ademir Souza Almeida/arquivo pessoal)

“De manhã estivemos com o governador e ele nos determinou que tivéssemos a solução o mais rápido possível, então nós estamos contratando um novo projeto com dispensa de licitação e em estando pronto o projeto também vamos contratar a execução também com dispensa de licitação. Esta semana com certeza vamos ter o projeto contratado”, afirmou o secretário.

Conforme o secretário, ainda não há empresa definida para a execução, mas adiantou que também será contratada uma auditoria para apurar o motivo da queda da ponte, além do acionamento do MPE (Ministério Público Estadual) para acompanhar o trabalho e investigar se a causa do desabamento pode ter sido falha na estrutura.

“Nós estamos contratando uma auditoria, empresa especializada da área para que nos possa fazer uma auditoria e trabalhamos com três hipóteses: a primeira, um erro de projeto; a segunda, um erro de execução; e a terceira, um acidente por alguma fatalidade”, pontuou o secretário.

Enquanto o município busca verba para a obra, carros de passeio e veículos de carga trafegam por uma estrada vicinal. Para ter acesso à cidade ou às propriedades rurais da região, os moradores precisam passar por uma ponte de madeira sobre o rio Santo Antônio, que já existia quando a outra que caiu foi construída, em 2012, segundo o secretário de obras.

A ponte de madeira, conhecida como ‘Ponte do Gringo’ apresenta rachaduras, inclinação lateral e tábuas caindo.
Desabamento

A ponte de concreto da rodovia MS-382 sobre o rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna, desabou na manhã de sábado (2). Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. A estrada liga a cidade a Antônio João, no sul do estado, e dá acesso aos assentamentos Retirada da Laguna e Rio Feio.

A ponte foi inaugurada pelo ex-governador André Puccinelli em 2 de abril de 2012, com investimento de R$ 1,3 milhão oriundo do Ministério da Integração Nacional, para substituir uma estrutura de madeira que existia no local. A estrutura tinha 60 metros de extensão e fica na saída da zona urbana.Desde a última quinta-feira (31) a cabeceira da ponte apresentava risco devido às fortes chuvas que assolam a região, segundo o vereador Ademir Souza Almeida (DEM).

Comentários

comentários