Governo do Estado decreta situação de emergência em sete municípios

Silvio Ferreira, com informações Portal do MS

Governadora em exercício visitou os municípios afetados pelas chuvas. Foto: Portal do MS

Os municípios de Coronel Sapucaia, Eldorado e Iguatemi; Itaquiraí e Novo Horizonte do Sul; Sete Quedas e Tacuru, tiveram situação de emergência decretada por 180 dias pela governadora em exercício Rose Modesto, por conta dos prejuízos causados pelo grande volume de chuvas registrado desde dezembro.

Publicada na edição desta segunda-feira (15) do Diário Oficial do Estado, a decisão ratificando os recentes decretos municipais de ‘Situação de Emergência’. A medida foi tomada com base em parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

O parecer leva em consideração o fato de que os municípios, que têm economias baseadas na agropecuária, tiveram atividades como o escoamento da produção, muito prejudicadas pelas chuvas devido aos danos causados à pontes e estradas. Outro problema é o comprometimento do transporte de alunos da zona rural dos municípios.

Durante o período de validade da medida, o governo fica dispensado de processos de licitação nos contratos para a realização de obras, para a aquisição de bens e para a prestação de serviços necessários às atividades de resposta e reabilitação dos cenários do desastre.

A governadora em exercício também autorizou a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, para facilitar a assistência à população afetada nos municípios.

Comentários