Governo divulgará balanço trimestral para provar que Previdência tem rombo

O governo vai passar a divulgar trimestralmente o balanço da seguridade social, que inclui Previdência, saúde e assistência social, para comprovar que as aposentadorias oficiais realmente têm deficit e precisam da reforma proposta. A informação foi do ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, que divulgou um primeiro balanço nesta sexta-feira (16).

Há muito tempo, circulam versões que contestam a existência de rombo na Previdência, argumentando que as contas do governo são distorcidas. Após a proposta de mudança nas aposentadorias, com idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição, essas versões de que o deficit nas aposentadorias seria uma farsa voltaram a circular com mais força. O governo quer contra-atacar.

O ministro citou o artigo 195 da Constituição, onde se define o que é a Previdência, e que, segundo ele, comprova que os gastos são contabilizados corretamente pelo governo.“A maior parte do deficit da seguridade social vem da Previdência. É preciso ter  clareza da verdadeira informação. Temos percebido informações equivocadas, daí a divulgação desse balanço, e vamos divulgar esse balanço periodicamente, a cada trimestre”, disse Oliveira.

“Claramente há necessidade de revisão da Previdência, para que ela não continue tomando espaço de outras despesas da seguridade social”, disse o ministro. O deficit geral acumulado hoje é de R$ 157 bilhões, o que corresponde a 2,5% do PIB, segundo ele. (UOL)

Comentários