Governadores criam Consórcio e preparam reunião em MS

Os governadores de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Rondônia assinaram, nesta sexta-feira (11), um protocolo de intenções para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – uma autarquia interfederativa para pôr em prática a elaboração de projetos em comum.

Governadores se reuniram em Tocantins para discutir melhorias para a Região - Foto: Elizeu Oliveira
Governadores se reuniram em Tocantins para discutir melhorias para a Região – Foto: Elizeu Oliveira

Os chefes dos Executivos estão reunidos em Palmas (TO). O 4º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Campo Grande.

A criação do consórcio precisará ser aprovada pelas Assembleias Legislativas dos seis estados do Brasil Central. O consórcio será uma agência de fomento e elaboração de projetos em comum aos estados, nas áreas de agronegócio, ciência & tecnologia, empreendedorismo e logística, entre outros. Durante o encontro, foi elaborada uma mensagem para os presidentes das Casas de Leis dos estados.

“O encontro dos governadores cria um instrumento político para uma região que fortalece todo o País”, explicou o governador Reinaldo Azambuja. O governador de Mato Grosso do Sul propôs aos membros que convoquem as bancadas federais (deputados federais e senadores) para acompanhar de perto os próximos encontros.

“A região tem 18 senadores, 57 deputados federais, 162 deputados estaduais e 1 em cada 10 brasileiros moram no Brasil Central”, lembrou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Juntos, os seis estados contam ainda com 20 milhões de habitantes, 658 prefeitos e 11,27% da riqueza no País, segundo o secretário de Planejamento de Tocantins, David Torres.

Comentários

comentários