Governador entrega ponte de concreto em Caracol e reafirma compromisso com os municípios

(Fotos: Edemir Rodrigues)

Ao entregar no último sábado (10) no município de Caracol a ponte de concreto sobre o Rio Caracol, cuja estrutura substitui a de madeira destruída pelas chuvas no início do ano passado, o governador Reinaldo Azambuja reafirmou aos prefeitos eleitos da região e presentes ao ato o compromisso do governo de continuar atendendo às demandas dos municípios. “Vamos continuar com essa parceria com Caracol e com todas as demais prefeituras”, disse.

A ponte de concreto, que limita os municípios de Caracol e Bela Vista, foi uma das cinco prioridades elencadas pelo prefeito Manoel Viais, e o governador anunciou, para o início do próximo ano, as obras de pavimentação urbana em Caracol com recursos do Fundersul – outra demanda reivindicada há muito pelas lideranças locais. “Quero dizer aos prefeitos eleitos que a parceria será a mesma, vamos unir esforços para superar a crise”, garantiu Azambuja.

Ao destacar ainda a política municipalista do seu governo, o governador citou que muitas das obras estaduais de infraestrutura estão sendo realizadas em estradas municipais, como a ponte sobre o Rio Caracol – uma das quatro estruturas já concluídas dentre as 66 anunciadas para atender os municípios declarados em estado de emergência ou de calamidade por conta das fortes chuvas em 2015 e 2016.

“São somos aquele governo que empurra responsabilidades aos municípios, mas que divide as demandas da população e garante as entregas, como esta ponte”, afirmou Azambuja.

Homenagem

A construção da ponte de concreto sobre o Rio Caracol tira do isolamento os produtores rurais da região do Touro Mouro, de Bela Vista, que dependem do acesso à MS-384 para transporte do gado para os frigoríficos. Segundo o prefeito Manoel Viais, a destruição da ponte velha prejudicou não apenas a pecuária, dificultando também o transporte escolar. “Os alunos atravessavam o rio numa pinguela que construímos, mas agora temos uma ponte definitiva, mais uma grande obra do nosso governador”, disse ele.

Com 70 metros de cumprimento, a ponte foi denominada “Norberto Pereira Lima”, homenageando um dos mais tradicionais pecuaristas da região, cujas qualidades foram apontadas pelo governador Reinaldo Azambuja ao citar seu empreendedorismo, idealismo e espírito de fraternidade e amizade que cativou os moradores de Caracol e região. Durante a inauguração da obra, o filho do homenageado, Luis César, contou um pouco da sua história, que agora se perpetuará.

O Governo do Estado investiu em recursos próprios R$ 1.690.766,86 na construção da ponte e o governador assegurou mais R$ 1,5 milhão para as obras de pavimentação urbana, cujo projeto está sendo finalizado pela Agesul.

MATÉRIA: Noticias MS (Sílvio Andrade – texto e Edemir Rodrigues – fotos)

Comentários