Governador destaca importância das festas tradicionais ao receber a Bandeira do Divino

Destacando a importância da manutenção das festas tradicionais de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja recebeu na governadoria, nesta quarta-feira (10), a visita da Bandeira do Divino Espírito Santo, objeto religioso da Festa do Divino Espírito Santo, de Coxim. “É necessário cultivar a manifestação religiosa cultural”, disse.

Governador recebeu a visita da Bandeira do Divino
Governador recebeu a Bandeira do Divino

Segundo o padre Micael Carlos Dresch Andrejzwski, líder na Catedral São José de Coxim, a festa é realizada há 120 anos e este ano acontece em 17 de julho. “Mas três meses antes da programação religiosa, a bandeira é levada pelas casas e órgãos públicos para levar alento, conforto, proteção e bênçãos de Deus por onde passa”, explicou.

Pela tradição, os fieis fazem uma oferta, beijam a bandeira e passam por baixo do artigo religioso. Nesse instante deve ser feito um pedido ao Espírito Santo, uma graça a ser alcançada. Todo o donativo arrecadado durante as visitadas da Bandeira do Divino são para pagar os custos da festa.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, participou do evento na governadoria e lembrou que a festa é tradicional ao ponto de ser mais antiga que a emancipação política de Coxim. “Isso traduz todo o valor histórico que tem para a gente”, resumiu.

Comentários

comentários