Google mostra tecnologia de tecido ‘sensível’ ao toque

Tecido 'sensível' ao toque
Tecnologia do “Projeto Jacquard” usa fios condutores para transmitir os estímulos do tecido para a pele – Foto: Divulgação

O Google demonstrou na quinta-feira, 28, em sua conferência, uma nova tecnologia de tecido sensível ao toque. Hoje, a marca de roupas Levi’s foi anunciada como parceira do Project Jacquard. A tecnologia consiste na implantação de fios condutores em tecidos, permitindo que um jeans, por exemplo, se torne uma plataforma sensível ao toque. A ideia pode ser aplicada a todo tipo de tecido, independentemente da cor e do tamanho.

No caso da Levi’s, isso pode funcionar com as calças jeans. O tecido, desta forma, atua como uma tela sensível ao toque, ou um touchpad. Não fica muito distante da realidade a utilização das suas calças como uma superfície sensível. O Google demonstrou no evento uma jaqueta sensível ao toque; o material se mostrou sensível à pressão e conseguiu até mesmo detectar movimentos suaves. O usuário poderia atender a um telefonema por meio de um comando no tecido, por exemplo.

Também seria possível dar um toque na roupa para trocar de música no celular, ou avançar um podcast. Isso sem precisar tirar o celular do bolso, ou um relógio inteligente. A parceria entre Google e Levi’s leva a crer que poderá surgir um novo nicho mercado: o de roupas inteligentes e conectadas.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

comentários