Geada atinge 15 cidades em MS e sensação térmica chega a -16°C

Da Redação/JN

O que era esperado se concretizou e o frio foi intenso na noite de segunda-feira e manhã de ontem em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente na região sul, onde a sensação térmica – combinação de temperatura e a intensidade dos ventos – chegou a -9ºC em Amambai, porém a temperatura real marcou 0,7ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada desta quarta-feira, a mais fria do ano, geou de novo em 15 municípios.

Quinze cidades de Mato Grosso do Sul tiveram geada nesta quarta-feira

Ontem, a geada foi registrada em 13 municípios, sendo de maior intensidade em Amambai, seguido de Bela Vista, Dourados, Itaquiraí, Juti, Ponta Porã, Sete Quedas e Sidrolândia. De forma mais leve ocorreu em Campo Grande, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Em Campo Grande os termômetros registraram 3ºC, mas os ventos derrubaram a sensação térmica para -5ºC, às 5h, conforme a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet).

Já em Dourados a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste marcou 0,3ºC às 5h52. No entanto, o vento gelado pela manhã protagonizou sensação bem mais baixa, o que fez a população tirar mais agasalhos dos armários. Às 13h os termômetros já registravam 12ºC e o vento já não era forte.

Nesta madrugada, pelo menos 15 municípios acordaram cobertos pela geada. A menor temperatura foi registrada em Bela Vista -2,2°C e sensação térmica de –16°. Por lá, a geada foi forte. Em Ponta Porã, a temperatura durante a madrugada foi de 1,5°C com sensação térmica de -10°C. Em Amambai, os termômetros marcaram – 00,8 °C e a sensação térmica de -10°C;

Foi registrada geada forte em: Água Clara: 00,3 °C (sensação de -06,0); Jardim: – 00,5 °C (sensação 01,0); Juti: 00,4 °C (sensação – 05,0); Bodoquena: 00,6 °C (sensação- 05,0); Rio Brilhante: -1,7(sensação – 02,0); São Gabriel do Oeste: 02,2 °C (sensação – 09,0); Maracaju: 02,1 °C (sensação – 01,0); Sidrolândia: 02,0 °C (sensação- 06,0).

Sete cidades registraram geada com intensidade entre fraca e moderada: Coxim: 03,3 °C e sensação térmica de – 2,0; Dourados: 03,0 e sensação térmica de – 02,0; Itaquirai: 01,8 e sensação térmica de – 04,0; Ivinhema: 04,7 e sensação térmica de – 03,0; Miranda: 03,2 e sensação térmica de 00,0; Sete Quedas: 02,5 e sensação térmica de – 06,0; Sonora: 04,8 e sensação térmica de – 07,0.

A partir de hoje a temperatura começa a subir em todo o Estado. Em Dourados, segundo o Inmet, a mínima está prevista para 4ºC, de 9ºC para quinta, de 14ºC para sexta e de 17ºC para o sábado. O tempo segue ensolarado e até e se continuar assim na quinta-feira completará 30 dias sem chuva na segunda maior cidade de MS.

Não há informação se o frio de ontem provocou alguma vítima no Mato Grosso do Sul, mas na cidade paraguaia Capitán Bado, vizinha de Coronel Sapucaia, aqui do Estado, um homem de 60 anos foi encontrado morto e a polícia suspeita de hipotermia. Ele trajava somente bermuda e camiseta.

Alerta

Quando a temperatura está mais baixa, são necessários alguns cuidados especiais com a saúde. Resfriados, gripes, pneumonias e também crises de asma e de bronquite ocorrem com mais frequência durante o inverno.

Outro fator que contribui para o aparecimento de doença respiratórias no inverno é o hábito de permanecer em ambientes fechados por mais tempo, para se aquecer. Isso eleva o índice de infecções virais. A gripe e os resfriados são causados por vírus, porém a gripe é mais agressiva na população infantil e nos idosos, bem como em pessoas com imunidade baixa, existindo maior possibilidade de complicações

Comentários