Fundo Newton realiza curso de Comunicação Científica na Língua Inglesa na Capital

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com o Fundo Newton – British Council, por meio do Edital Researcher Connect 2015, realizarão o 1º Curso de Habilidades em Comunicação Científica na Língua Inglesa, destinado a 20 pesquisadores e professores das instituições de ciência e tecnologia do Estado. As aulas acontecem em Campo Grande nos dias 12, 14 e 15 de dezembro.

Os principais objetivos do curso são contribuir para a capacitação de pesquisadores brasileiros a fim de cooperar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e uma argumentação de como os pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento podem colaborar para o desenvolvimento social no Brasil e apoiar internacionalmente pesquisas relevantes e estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil, aumentando a capacidade de pesquisadores projetarem suas pesquisas locais em uma escala global. As instituições participantes deverão indicar como pretendem materializar esse objetivo, incluindo planos para publicação e melhora da internacionalização da instituição.

O impacto acadêmico brasileiro é menor do que a média mundial e está abaixo dos outros países dos BRICs. Neste contexto, o Researcher Connect pode contribuir de maneira significativa para incluir pesquisadores brasileiros e seus trabalhos no cenário acadêmico internacional apoiando o desenvolvimento econômico e social no Brasil ao divulgar novos conhecimentos e descobertas para o público internacional.

Ao identificar clusters científicos em diferentes Estados, o programa também contribuirá para aumentar a capacidade de comunidades acadêmicas com poucas ou escassas oportunidades a desenvolver pesquisadores e se internacionalizar.

O critério utilizado pela coordenação para distribuição das vagas foi o atendimento das instituições de ensino e pesquisa que possuem programas de pós-graduação ou que tenham pesquisadores atuantes nos programas.

A UCDB é coordenadora e gestora do curso no Estado. Ao todo participarão pesquisadores de 10 instituições: UFMS (04 vagas); UFGD (04 vagas); UCDB (04 vagas); UEMS (02 vagas); UNIDERP (01 vaga); IFMS (01 vaga); EMBRAPA CPAO (01 vaga); EMBRAPA CNPG (01 vaga); EMBRAPA CPAP (01 vaga) e FIOCRUZ (01 vaga).

Sobre o Fundo Newton

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osborne em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá £375 milhões  em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países.

No Brasil, deverão ser investidos £27 milhões até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes e que ajudem a estabelecer parcerias duradouras com governo e instituições filantrópicas brasileiras.

Fundect

Comentários

comentários