Fomento à economia e estímulo à cidadania integram propostas do 19° Festival de Inverno de Bonito

Tradicional evento cultural de Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) tem importante papel social e econômico. A 19° edição, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, promete fomentar o comércio bonitense, município com cerca de 21 mil habitantes, cuja economia é pautada basicamente no turismo.

O evento foi lançado no último dia 20, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande e, segundo o secretário da Cultura e Cidadania do MS, Athayde Nery, o festival, que deve atrair aproximadamente 40 mil pessoas à cidade, movimenta os setores de hotelaria, gastronomia, postos de combustíveis e demais serviços oferecidos. “Investir em cultura promove estímulo a outros setores. Durante o festival, desde a padaria até as agências de turismo sentirão o forte impacto positivo do evento. Além disso, a iniciativa emprega mais de 300 moradores locais durante sua realização”, avalia o secretário.

Serão 17 horas diárias de atividades culturais, entre música, teatro, mostras, cinema e palestras. Um dos pontos altos do FIB é o estímulo à cidadania, abordando questões atuais e importantes como o combate ao feminicídio. Mayara Amaral, morta em 2017, será homenageada nesta edição do evento. “É papel do festival promover discussões sociais, buscar ouvir o que a população pensa sobre temas importantes. Nos emociona muito homenagear a Mayara, jovem precocemente morta, vítima de uma violência brutal, que se tornou ícone da luta contra o feminicídio”, ressaltou Athayde.

Também serão homenageados a dupla Amambai e Amambaí (música) e o grupo teatral Senta que o Leão é Manso (artes Cênicas), ambos regionais.

Diversidade cultural – Desde sua 18° edição, o FIB se renova e neste ano, insere novamente o sertanejo em sua programação, com show de Michel Teló na abertura do evento, na quinta-feira (26). A programação fortalece a atuação da mulher na cultura com o debate “Mulheres na Literatura” (27) e a palestra “A História das Mulheres na Arte”, ministrada por Lina da Anunciação, no dia 27. A Valorização da Identidade Negra será tema de debate no mesmo dia, com Ângela Epifânio.

A ampla programação conta ainda com shows de artistas regionais, como Marta Cel e a banda de blues Whisky de Segunda, com espaço para o funk, com o grupo paulista Funk como Le Gusta. Um dos shows mais esperados é da drag queen Glória Groove, que se apresenta na na madrugada da sexta-feira no Centro de Múltiplo Uso (CMU).

Entre as principais atrações estão os shows de Almir Sater e Renato Teixeira (27), Milton Nascimento (28) e Anavitória (29). A programação completa do FIB pode ser conferida no http://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br

Comentários