Fisiculturista da Capital morre no hospital após sofrer parada cardiorrespiratória

Lúcio Borges

Francislaine em seu estúdio (Foto: rep.Facebook)

A campo-grandense fisiculturista Francislaine Aretusa de Souza, 40 anos, morreu no fim da tarde deste domingo (28), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ela passou mal em casa, indo já desacordada encaminhada para a Santa Casa. No hospital, os médicos tentaram manobras de ressuscitação por cerca de 30 minutos, mas ela não resistiu. Há suspeita de alta carga das chamadas “bombas”, que se usa e ela fazia autoaplicações, segundo próprio irmão relatou em boletim de ocorrência, obrigatório de registro na policia, por morte “na rua”. O caso foi registrado na Polícia Civil como morte a esclarecer.

Fran era conhecida no mundo Fitness, e sempre escrevia para blogs relacionados à saúde, onde em um deles, conta como se tornou empresária do ramo, praticante e estaria se transformando representante da modalidade na Capital. O Fisiculturismo que é pratica do desenvolvimento dos músculos corporais a partir do hipertrofismo, ou seja, aumento no volume da massa muscular. Ela que também era fisioterapeuta e proprietária de um estúdio de pilates em Campo Grande, percorria eventos para demonstrar a pratica, ou, por si só era ‘atração’, chamava atenção, como em sua passagem na noite deste sábado (27), na realização da Parada Nerd, que ocorreu na Capital neste fim de semana, sendo vista por reportagem do Página Brazil.

O irmão informou à polícia que recebeu uma ligação da mãe informando que Fran, como era conhecida, estava passando mal. Ainda, de acordo com ele “A mãe pediu ajuda, cheguei vi o estado e resolvi não esperar o socorro. Levei a irmã, por meios próprios, até a Santa Casa. Ela fazia autoaplicações, passou mal ontem, pode ser que tenha algo relacionado”. Ela chegou no hospital com parada cardiorrespiratória e sem pulso, sendo submetida a manobra de reanimação por meia hora, inclusive com uso de adrenalina, mas não resistiu e morreu às 17h10.

Investigadores da Polícia Civil apuram as causas de morte, onde o irmão de Francislaine relatou para a polícia que ela estava em casa, na Rua do Carneiro, Vila NhaNhá, em Campo Grande, quando começou a passar mal à tarde. O corpo foi encaminhado ao Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

Fisiculturismo

Fran modelando o corpo

O fisiculturismo não é considerado um esporte oficial, no entanto existem competições entre os adeptos praticantes, para saber quem possui o corpo com os músculos mais desenvolvidos. O fisiculturismo, como forma de competição, existe nos jogos Pan-Americanos e Asiáticos, no entanto ainda não foi incluído nos Jogos Olímpicos.

Nas competições entre os fisiculturistas são analisadas principalmente a força, a proporção, o tamanho, a definição e a estética dos músculos. Um dos objetivos principais do fisiculturismo é a ausência de músculos subdesenvolvidos, ou seja, toda estrutura muscular do competidor deve estar no seu ápice de desenvolvimento.

Um dos fisiculturistas mais conhecidos do mundo é Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador do estado americano da Califórnia (EUA).

Categorias de fisiculturismo

Existem diversas categorias específicas para cada tipo de fisiculturista, seja masculino ou feminino. As categorias são definidas por faixas etárias, limites de peso e altura. Os competidores que se enquadram em grupos similares nestes três requisitos estão aptos para competir nesta categoria.

Todas as categorias das competições de fisiculturismo são definidas pela Internacional Federation of Bodybuilding and Fitness – IFBB.

Fisiculturismo natural

O fisiculturismo natural é um método de treinamento que começou a ser disseminado em meados dos anos 1990, em oposição ao hábito dos fisiculturistas de consumir anabolizantes e demais drogas para ajudar na hipertrofia muscular.

O treinamento do fisiculturismo natural defende apenas a malhação, a alimentação saudável, a ingestão de suplementos naturais e a abolição de qualquer tipo de substância que provoque “alterações hormonais” no fisiculturista.

 

Comentários