Feriado só com supermercado hoje aberto e amanhã rotina comercial é fechada parcial

Lúcio Borges

O feriadão que para parte da população, entre servidores públicos, profissionais liberais e outros, começou já nesta quinta-feira santa (13), hoje se estende para praticamente todos. O ‘quase todos’ é que apesar de ser um feriado de teor bem religioso, aos brasileiros, em especial aos Católicos, a Sexta-feira da Paixão de Cristo (14), ainda terá supermercados abertos normalmente. Os serviços públicos de Governos ou público-privado, como bancos e outros só retornam ao normal na próxima segunda-feira. Veja abaixo, o que e como funcionará o comercio em suas variadas vertentes para atender o público especifico como clientes dos ovos de Páscoa do domingo, que ainda não foram consumir este ‘detalhe’ comercial da data celebrativa da Igreja.

A sexta-feira santa (14) tem supermercados totalmente abertos, até pela venda de referencia deste própria dia, como peixes, massas e os chocolates e os shoppings com horário diferenciado de atendimento, em área de lazer e aqueles que tem negocio de doces.

Os que fecham totalmente como em geral são todos os Órgãos Públicos e ou de serviços público-privados, como os bancos e casas lotéricas, que ficam fechados hoje e neste sábado (15), algumas lotéricas abrem facultativamente. Assim, a prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado retomam as atividades na segunda-feira (dia 17), como o Poder Judiciário, mas que atende algumas demandas em regime de plantão. A administração estadual e a prefeitura não têm expediente nesta sexta-feira (14), como em normal do fim de semana, mantendo apenas serviços essenciais de saúde e coleta de lixo.

Hemosul – O banco de sangue não abrirá nesta sexta-feira. As atividades voltam ao normal amanhã (dia 15).

Bancos têm expediente normal até a quinta-feira – Foto: Arquivo

Bancos – Os bancos não funcionam neste feriado. As agências abrem somente na segunda-feira (dia 17). A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

Os que fecham total ou parcial

Lotéricas – As lotéricas não funcionarão hoje, voltando às atividades em algumas agencias centrais no sábado (15).

Comércio central – Neste feriado, o comércio do Centro de Campo Grande não abrirá as portas. O acordo faz parte da convenção coletiva assinada entre os segmentos patronal e laboral.

Supermercados – Os supermercados e hipermercados de toda a cidade abrem normalmente neste feriado. Como forma de compensar o dia trabalhado, as empresas supermercadistas devem fazer o pagamento de R$ 55 ao trabalhador em vale-compra, além de uma folga em no máximo 30 dias.

Shoppings

O Shopping Bosque dos Ipês terá horário diferenciado nesta Sexta-feira Santa. A praça de alimentação vai funcionar das 10h às 22h. Serviços de lazer devem funcionar das 11h às 22h. O cinema segue horário normal de funcionamento. Das lojas apenas duas abrem das 12h às 20h: Americanas e Cacau Show. Demais lojas e quiosques não têm autorização para funcionar.

O Shopping Campo Grande funcionará em horário especial neste feriado. A praça de alimentação e os serviços de lazer estarão abertos das 10h às 22h. Excepcionalmente, por conta da Páscoa, as Lojas Americanas abrirá das 10h às 22h. Cacau Show, Amor aos Pedaços e QOY também estarão abertas, das 12h às 20h. Já as demais lojas e quiosques ficam fechados. Amanhã, o funcionamento é normal.

O Shopping Pátio Central fica totalmente fechado hoje e retoma o atendimento normal amanhã.

No Shopping Norte Sul Plaza, os serviços de alimentação e lazer funcionam hoje das 11h às 21 horas. No sábado e domingo normal, nos períodos regular de todo fim de semana.