Família de bebê com obstrução pulmonar faz vaquinha para comprar respirador

Mais de R$ 40 mil precisam ser arrecadados para que Enzo saia do hospital e não corra riscos de contrair novas infecções

Enzo, bebê tem obstrução pulmonar severa (Foto: Arquivo familiar)

A família do bebê Enzo Felipe Ortiz, de 9 meses, está fazendo uma vaquinha virtual para levantar recursos e adquirir um respirador mecânico, entre outros equipamentos que poderão liberar a criança para ser tratada em casa.

Ele está internado no Hospital Universitário de Campo Grande e apresenta quadro de pneumonia e atelectasia, ou seja, obstrução dos brônquios e severo comprometimento pulmonar, o que demanda ventilação mecânica.

A equipe médica que cuida de Enzo suspeita que seus problemas pulmonares podem ser decorrentes da AME (Atrofia Muscular Espinhal), uma doença neurodegenerativa que causa hipotonia (fraqueza muscular generalizada) e prejudica os movimentos voluntários mais simples como segurar a cabeça, sentar, deglutir, andar e respirar.

O material para teste genético que vai confirmar o diagnóstico já foi coletado e a família aguarda resultado.

Enzo está em tratamento intensivo, já contraiu infecções pulmonares devido à internação, mas só poderá ir pra casa com o respirador mecânico e uma série de equipamentos de alto custo, que a família não tem condições de adquirir.

De acordo com laudo assinado pelos médicos intensivistas pediátricos Mary Zanandreia Bassi e Alecssander Silva de Alexandre, o bebê necessita de um BIBAP com máscara nasal (respirador mecânico), sonda nasoenteral (número 8) a ser trocada a cada 3 meses, aspirador portátil, sonda de aspiração traqueal estéril (número 8 – uso de 6 unidades ao dia), além de luvas descartáveis (6 ao dia) e medicamentos. Tudo isso, conforme levantamento feito pela família de Enzo, custa cerca de R$ 40 mil.

“Já demos entrada no Ministério Público para solicitar os equipamentos, que são um direito do Enzo, mas todos sabem como essas coisas são demoradas e burocráticas. Enquanto isso ele está internado, já teve infecções pulmonares graves e corre o risco de ter outras. Enquanto isso, corremos contra o tempo para levantar esse dinheiro”, afirma Mayara Felipe Rufino, mãe do bebê.

Quem quiser contribuir, pode acessar a vakinha virtual (http://vaka.me/760621) ou depositar qualquer valor na conta do pai de Enzo, Thiago Ortiz dos Santos (CPF 728.529.091-20).

Caixa Econômica

Agência 1108

Poupança 013

Conta 0006858-6

Comentários