Falha encontrada no iOS trava iPhones com um simples SMS

Uma falha encontrada no iOS faz iPhones travarem e reiniciarem após receberem uma mensagem SMS com caracteres específicos — e, claro, isso está sendo usado para atormentar a vida de quem tem um smartphone da Apple.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O bug, divulgado por um usuário do Reddit, é ativado após o celular alvo receber uma mensagem de texto pelo aplicativo Mensagens — o texto que ativa a falha é composto por três linhas de texto, duas em inglês e a terceira com caracteres árabes e chineses. Ao abrir a mensagem SMS, o celular do usuário é desligado e reiniciado.

De acordo com o iClarified, celulares que receberem a mensagem com o app Mensagens aberto não conseguem visualizar outras sem travar e reiniciar o celular por completo. Os usuários que receberem a mesma mensagem enquanto a tela do aparelho está bloqueada ficam impedidos de abrir o aplicativo sem travar o celular, e iPhones com jailbreak são forçados a entrar no modo de segurança quando a recebem.

O texto que causa a falha pode ser enviado, inclusive, de qualquer aparelho ou aplicativo: Android, Windows Phone, aplicativo Mensagens em computadores Mac e apps de terceiros.

É possível impedir os efeitos da falha recebendo uma outra mensagem após a original, ou respondendo o remetente — o que não é tão fácil, uma vez que o celular trava toda vez que o app Mensagens é aberto. É possível, entretanto, respondê-lo por funções de compartilhamento de apps da Apple e de terceiros ou por meio de um computador Mac.

Testes feitos pelo The Verge com um iPhone 5S não travaram o celular, mas o deixaram muito mais lento — o que permitiu a eles responderem a mensagem, desativando os efeitos causados pela falha.

Especulações no Reddit levam a crer que a falha é causada pela forma como as notificações do sistema operacional processa textos Unicode: o banner de notificações tenta mostrar a mensagem, não consegue e desliga o celular.

Não é a primeira vez que um bug deste tipo causa dores de cabeça aos usuários de iPhones: em 2013, um texto com caracteres árabes travava celulares com o iOS 6 e computadores rodando o OS X; em 2009, o iOS 3 era vulnerável a uma falha por SMS que permitia executar códigos remotamente em iPhones afetados pelo erro.

Mais cedo ou mais tarde, a Apple deve solucionar o problema; até lá, veja algumas soluções paliativas caso alguém tenha lhe enviado a mensagem:

– Abra o aplicativo Fotos e envie uma imagem qualquer a quem lhe enviou o texto, então vá ao Mensagens e delete a conversa.

– Use a Siri para enviar uma mensagem a quem lhe enviou o texto. Depois da confirmação de envio, abra o Mensagens e o problema deve ser solucionado.

– Use a função ‘compartilhar’ de qualquer aplicativo para enviar uma mensagem/imagem ao remetente, solucionando o erro.

– Previna o problema desligando os alertas/banners das mensagens recebidas em Ajustes > Mensagens > Permitir Notificações.

– Caso você tenha um Mac, responda o remetente pelo aplicativo Mensagens do computador para solucionar o problema.

GIZMODO

Comentários

comentários