Exame identifica todos os vírus com uma gota de sangue

Um novo e econômico exame que exige apenas uma gota de sangue torna possível identificar todos os vírus infecciosos que uma pessoa teve no passado e os que tem no presente.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Este novo exame, desenvolvido por cientistas do instituto médico Howard Hugues (HHMI), ajuda os profissionais da saúde a identificar múltiplos fatores que podem afetar a saúde de uma pessoa, em vez de analisar apenas um vírus.

Também ajuda os pesquisadores a verificar os vírus em grandes populações e custa apenas 25 dólares por amostra de sangue.

“Desenvolvemos uma metodologia de varredura que basicamente viaja no tempo no sangue de uma pessoa e observa os vírus que experimentou”, declarou Stephen Elledge, um pesquisador do HHMI do hospital de mulheres Brigham em Boston.

Os investigadores já usaram o VirScan para analisar o sangue de 569 pessoas nos Estados Unidos, na África do Sul, na Tailândia e no Peru.

A análise funciona identificando os anticorpos de uma pessoa para as 206 espécies de vírus que até agora se sabe que infectam os humanos.

Os pesquisadores colocaram à prova o método com pacientes que se sabia de antemão que tinham vírus específicos, como HIV ou Hepatite C.

“Mostrou que funciona muito bem”, disse Elledge.

As 569 pessoas examinadas tinham uma média 10 tipos diferentes de vírus cada uma.

BAND

Comentários

comentários