EUA vencem França por 3 a 1 e Brasil está eliminado da Liga Mundial de vôlei

O Brasil está eliminado da Liga Mundial de vôlei. Nesta sexta-feira, no Maracanãzinho, os Estados Unidos derrotaram a França por 3 sets a 1 (25/21, 25/22, 24/26 e 25/20), exatamente o único placar que não servia ao Brasil. Os três times terminaram empatados e, no critério de desempate (a divisão entre os pontos conquistados e cedidos em todos os jogos), a seleção ficou em terceiro no grupo. Americanos e franceses avançaram às semifinais, que serão disputadas neste sábado.

EUA e França se classificaram com a vitória americana; Brasil eliminado - Divulgação/FIVb
EUA e França se classificaram com a vitória americana; Brasil eliminado – Divulgação/FIVb

Assim, a seleção brasileira completará mais uma temporada sem títulos de expressão no cenário internacional – uma equipe B está disputando os Jogos Pan-Americanos de Toronto. No ano que vem, o país será o anfitrião das Olimpíadas, o que deve aumentar a pressão pela medalha de ouro. Os últimos títulos importantes do Brasil foram conquistados em 2010, ano em que a seleção venceu a Liga e o Campeonato Mundial. No ano seguinte, o Brasil venceu o Pan de Gudalajara.

Primeiro dos 44 eventos-teste das Olimpíadas que serão realizados no Rio, a Liga Mundial disputada no Maracanãzinho serviu também para o time brasileiro se acostumar a jogar com o apoio da torcida. O time perdeu o primeiro jogo para a França, e depois se recuperou contra os Estados Unidos, mas acabou eliminado no desempate.

A eliminação precoce confirma o mau retrospecto do Brasil jogando em casa: das quatro fases finais de Liga Mundial disputadas no país, o Brasil só foi campeão em uma (1993). Em 2002, 2008 e 2015, restou a frustração.

EUA VENCEM FÁCIL

Depois da derrota para o time brasileiro na quinta-feira, os Estados Unidos entram em quadra nesta sexta-feira sabendo que nova derrota significaria a eliminação. E dominaram os dois primeiros sets, vencendo por 25/21 e 25/22, com grande atuação do ponteiro Anderson, novamente o melhor jogador do time.

Uma vitória americana por 3 a 0 servia ao Brasil, mas o pior aconteceu no terceiro set. A França se recuperou, fez 26/24 e ficou em situação tranquila. Os dois times entraram para o quarto set sabendo que uma vitória dos Estados Unidos com a França fazendo mais de 14 pontos no set classificaria ambas as equipes. Foi o que ocorreu, com o placar de 25/20 e o Brasil eliminado.

O Globo

Comentários

comentários