EUA testam com êxito sistema de intercepção de mísseis de médio alcance

Do G1

exército dos Estados Unidos anunciou neste domingo (30) um teste intercepção de um míssil balístico de médio alcance, em um contexto de crise com a Coreia do Norte.

O míssil foi lançado de um avião militar de carga C17 sobre o Pacífico e foi interceptado pelo sistema THAAD (Terminal High Altitutd Area Defense), com base no Alasca, informa um comunicado da agência responsável pela defesa antimísseis (Missile Defense Agency, MAD).

A agência destacou sua marca perfeita, já que de 15 testes realizados 15 registraram êxito.  O sistema começou a ser instalado na Coreia do Sul para uma resposta melhor à ameaça norte-coreana, mas o novo governo de Seul optou por suspender a instalação após as críticas da China, alegando a necessidade de fazer uma nova avaliação do impacto ambiental.

No sábado, após um segundo teste com sucesso de um míssil balístico intercontinental norte-coreano, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Song Young-Moo, advertiu para a possibilidade de acelerar o deslocamento e instalação do escudo antimísseis americano.

O escudo inclui seis lançadores, sendo que dois já foram instalados a 300 km de Seul.

De todas as maneiras, o THAAD não foi concebido para interceptar mísseis balísticos intercontinentais. As Forças Armadas americanas contam para isto com outro sistema, o GMD, instalado no Alasca e na Califórnia.

Comentários

comentários