Estudantes da rede municipal da Capital já podem confirmar matrícula para 2019

Da Redação

O prefeito Marquinhos Trad durante solenidade no Centro de Formação da Semed (Foto: Divulgação)

Os estudantes na Rede Municipal de Ensino (Reme)  que desejam permanecer na Reme no próximo ano já podem confirmar a matrícula a partir desta terça-feira (23). A regra é válida tanto para quem está matriculado nas escolas quanto para os alunos dos Ceinfs. A informação foi anunciada pela secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, durante solenidade de lançamento do cronograma de matrículas da Reme para 2019, que aconteceu na manhã desta terça-feira (23), no Centro de Formação da Semed.

O evento também contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes, superintendentes e técnicos da Semed. Na ocasião, a equipe da Central de Matrículas detalhou os prazos que deverão ser observados tanto pelos alunos novos quanto pelos que já estudam na Reme e desejam permanecer na Rede Municipal.

“Parabenizo a todos pelo empenho de vocês em prol da educação do município. Onde há união de esforços, tudo se resolve e vocês estão realizando um trabalho de excelência nas escolas e Ceinfs”, destacou a vice-prefeita.

A secretária de Educação, Elza Fernandes, ressaltou que a equipe mantém um trabalho permanente para garantir a agilidade do processo de pré-matrícula. “Somos um gestão que trabalha em equipe para atender a comunidade”, disse. A secretária ainda destacou que a Reme vai oferecer, no próximo ano, 6 mil vagas para a Educação Infantil, que compreende desde o berçário até a Pré-Escola II .

“Tudo isso só foi possível com a colaboração de todos, incluindo os diretores e profissionais que atuam nas nossas unidades, que sempre nos atendem e ajudam na solução dos problemas”, disse. O superintendente de Gestão Administrativa, Financeira e de Convênios, Valter Pereira, ainda destacou a parceria com a equipe da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) , que desenvolveu o sistema informatizado de gerenciamento de matrículas. “Agradecemos muito o apoio de vocês, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, garantindo a transparência do processo”, pontuou.

O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernando Garcia Cardoso destaca o compromisso tecnológico feito com as secretarias municipais no inicio do governo Marquinhos Trad.

“Quando assumimos a gestão a nossa primeira medida foi ouvir de cada secretaria as necessidades na área de tecnologia. Na Semed não foi diferente, ouvindo o usuário conseguimos reformular e otimizar todo o sistema de matrículas, facilitando o trabalho dos servidores da Central de Matrículas e disponibilizando aos pais novas funcionalidades online, motivo pelo qual a Prefeitura de Campo Grande recebeu premiação nacional pelas inovações trazidas”,  frisa o diretor-presidente da Agetec,  Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Prazos

Os alunos já matriculados têm até o dia 13 de novembro para realizar a confirmação. Basta que os pais procurem a secretaria das unidades escolares e assinem o requerimento. Após esta data, quem não tiver realizado a confirmação deverá aguardar a segunda etapa do cronograma para efetuar a matrícula junto aos alunos novos.

Este ano a Reme bateu recorde de matrículas e totaliza, no momento, 103.065 alunos. Desse total, 17.635 estão matriculados nos 101 Ceinfs.

A chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão, destacou, durante a divulgação do cronograma, que é fundamental os pais respeitarem os prazos para ajudar na dinâmica dos procedimentos adotados pelos técnicos da Semed, que visam otimizar o serviço  prestado à população.

Desde o ano passado, as equipes da Central de Matrículas vêm  discutindo com os profissionais da Reme, ideias que visam agilizar  o sistema. Para garantir que os prazos sejam cumpridos, os técnicos da Central estão trabalhando na divulgação das etapas, no entanto, neste primeiro momento, o foco são os alunos já matriculados.

“O ato de confirmação da matrícula é importante porque, além de garantir a vaga do filho em 2019, também possibilita a atualização dos dados do aluno e facilita desde o planejamento das vagas e turmas pela Reme até a compra de uniformes e materiais escolares”, explicou Adriana Cedrão.

Alunos novos

Já a pré-matrícula para os alunos que desejam começar a estudar na Reme em 2019 terá início no dia 3 de dezembro, com término no dia 23 de dezembro. Será necessário que os interessados realizem o cadastro de pré-matrícula pelo site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br ou pelo telefone 0800 615 15 15.

Caso queira, o pai também buscar a Central de Matrículas, localizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida.

Os pais podem optar por três escolas de acordo com suas necessidades. A Central fará a designação de acordo com a necessidade indicada pela família, mas também observando a disponibilidade de vaga da unidade escolar.

A designação para estes alunos será divulgada pelo site da Semed e nas escolas da Reme, no dia 15 de janeiro. A efetivação da matrícula deverá ser feita pelos pais entre os dias 15 a 18. Eles deverão procurar a unidade escolar de designação para assinarem o requerimento.

Já para as crianças contempladas com vagas nos Ceinfs, novamente este ano a designação será automática,  o que irá possibilitar aos pais conferir os nomes através de listas que serão publicadas no site da Reme.

Os pais dos alunos que já estão cadastrados no banco de dados da Central de Matrículas devem acompanhar a divulgação das listas das crianças contempladas a partir do dia 15 de janeiro. Neste dia, será feita a primeira divulgação através do site da Reme. A efetivação da matrícula desta primeira lista deve ser realizada presencialmente no ceinf para o qual a criança foi designada entre os dias 15 e 25 de janeiro de 2018.

A divulgação da segunda lista ocorrerá dia 11 de fevereiro e os pais também devem conferir os nomes contemplados pelo site da Reme. A efetivação da matrícula deve ser feita pelos pais entre os dias 11 e 22 de fevereiro.

Os alunos que desejarem pleitear uma vaga nos ceinf e ainda não possuem cadastro, devem se inscrever pelo site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br ou entrar em contato com a Central de Matrículas pelo telefone 0800 6151515.

Também é possível comparecer diretamente na Central de Matrículas para realizar a pré-matrícula ou solicitar o cadastro da criança que deseja uma vaga nos Ceinfs.

Adriana Cedrão ressalta que o ato de realizar a pré-matrícula não garante a vaga para a criança. Para isso, é preciso que os pais dos alunos novos também busquem a escola para a qual o filho foi designado para efetivar o processo.

Escolas de Tempo Integral

Já nas escolas de tempo integral “Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista e “Professora Iracema Maria Vicente”, a pré-matrícula para os alunos novos será realizada pelo site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br, conforme edital publicado no Diogrande.

Nas escolas “Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo” e “Osvaldo Cruz”, a pré-matrícula deve ser feita na própria unidade escolar, também de acordo com edital a ser publicado no Diogrande.

Quanto às escolas do campo, as matrículas serão realizadas na própria unidade seguindo o calendário escolar da própria escola. Por isso é importante que os pais acompanhem na unidade, a divulgação deste calendário.

Transparência

Desde 2017, a Semed, em parceria com a Agetec trabalha para garantir um site objetivo e prático, que proporciona agilidade do  processo de matrículas e que permite aos pais o acompanhamento on line da situação do filho, desde o cadastramento até a designação.

“É de grande valor facilitar a vida dos pais, já que alguns têm dificuldade com a tecnologia, por isso queremos que eles utilizem a plataforma a favor deles. O site é leve, pode ser aberto também no smartphone e é bem explicativo, sem excesso de informação”, explicou Kellry de Moura, coordenadora de sistemas da Agetec.

A utilização do site pelos pais também contribui com a diminuição de filas no atendimento da Central de Matrículas. “O site foi remodelado e tem, por exemplo, uma área específica para os candidatos, onde eles podem acompanhar o processo todo o processo. Também estamos priorizando a segurança das informações, garantindo a confiabilidade”, disse Lucas Balestero Santiago Silva, analista desenvolvedor da Agetec.

A parceria entre a Agetec e Semed garantiu este ano, destaque em pesquisa nacional do MEC. O Sistema Informatizado de Gerenciamento de Vagas da Rede Municipal de Ensino  foi reconhecido como uma importante ferramenta na organização da demanda por vagas em creches.

Comentários