Ernesto Valverde é o novo técnico do Barcelona

O Globo/JP

Ernesto Valverde, ex-Athletic Bilbao, é o novo técnico do Barcelona (Foto: YORICK JANSENS / AFP)

O que já era esperado foi confirmado nesta segunda-feira (29): Ernesto Valverde é o novo técnico do Barcelona. Ex-jogador do próprio time catalão no fim dos anos 80, Valverde, de 53 anos, comandou o Athletic Bilbao nas últimas quatro temporadas.

Ele chega para substituir Luis Enrique, que treinou o Barcelona por três anos. Valverde assinou contrato por duas temporadas, e será apresentado na quinta-feira.

Presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, enalteceu o novo técnico na coletiva de imprensa.

“Valverde tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol base e tem um estilo como o do Barça. Tem capacidade de trabalho e é um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinos e partidas”, afirmou Bartomeu.

Ernesto Valverde chega ao Barcelona com alguns desafios consideráveis. Um deles, devolver à torcida a sensação de que, mais do que ter grandes jogadores, o time é capaz de jogar bem, ser dominante a partir do controle da bola, algo tão valioso quanto títulos na cultura barcelonista. Precisa, também, governar um vestiário que, na visão de quem vive o dia-a-dia do clube, tornou-se poderoso demais.

Comentários