Ensaio para o ouro ou 2018? Dunga convoca Seleção da Copa América

Dunga dirá ao torcedor brasileiro se a Copa América Centenário servirá para observar jogadores das Olimpíadas ou ajustar a equipe das Eliminatórias a partir de 11h desta quinta-feira – o GloboEsporte.com transmite ao vivo em vídeo e em tempo real a partir de 10h30. Ou, de repente, um misto dos dois. O técnico da Seleção vai reduzir a pré-lista de 40 nomes e anunciar os 23 que disputarão o torneio nos Estados Unidos. Nenhum nome que esteja fora dessa lista pode ser convocado. Portanto, 17 serão “cortados”.

Gabriel tem idade olímpica, mas esteve no último jogo da principal (Foto: Globo Esporte)
Gabriel tem idade olímpica, mas esteve no último jogo da principal (Foto: Globo Esporte)

Baseado em sua convocação inicial, feita na última sexta-feira, Dunga pode escolher o que pretende enfatizar. Há 11 atletas com menos de 23 anos, ou seja, aptos a participarem dos Jogos Olímpicos em agosto. É possível formar um time só com eles: Ederson, Fabinho, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Walace, Rafinha Alcântara e Felipe Anderson; Gabriel, Gabriel Jesus e Luan.

Se eles forem confirmados entre os 23, a comissão técnica se dará a chance de observar de perto tais jogadores. Desses 11, seis já passaram pela seleção principal, mas apenas Fabinho e Marquinhos tiveram mais tempo com Dunga, que será o treinador nas Olimpíadas.

Vale lembrar que para os Jogos há ainda três vagas para atletas

com mais de 23 anos. Uma delas será de Neymar, liberado pelo Barcelona desde que não disputasse a Copa América Centenário, para que pudesse ter férias. Por isso o atacante nem apareceu entre os 40 pré-relacionados. Os outros dois, provavelmente, estão nessa lista de 40. O zagueiro Miranda, o meia Willian e um goleiro – Alisson ou Diego Alves – são favoritos.

Por outro lado, Dunga pode recorrer a um grupo mais cascudo, que tem disputado – e sofrido – as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Dos 23 convocados para os últimos jogos contra Uruguai e Paraguai, 21 foram lembrados. O lateral-direito Danilo, do Real Madrid, e o zagueiro David Luiz, do PSG, perderam seus lugares.

Após dois empates por 2 a 2, o Brasil ocupa a sexta colocação e está, momentaneamente, fora da zona de classificação para o Mundial. Ou seja, apurar o futebol dessa equipe também não é uma hipótese descartada.

Dunga passou os últimos dois dias reunido com seu auxiliar Andrey Lopes e o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi. Juntos, eles definiram os últimos detalhes da lista, que será divulgada no auditório da CBF. Também serão anunciados os auxiliares pontuais – há expectativa de que dois se revezem durante o período da Copa América Centenário – e a programação.

A apresentação do grupo nos Estados Unidos está marcada para acontecer a partir do dia 22 de maio. No dia 29 haverá um amistoso contra Panamá, em Denver. A estreia na competição será no dia 4 de junho diante do Equador, em Los Angeles. Completarão a primeira fase os duelos com Haiti, dia 8, em Orlando, e Peru, dia 12, em Boston; (Globo Esporte)

Comentários

comentários