Encontro mobiliza conselheiros regionais em Campo Grande

Ascom PMCG

A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da comissão organizadora do Encontro dos Conselhos Regionais, composta por Conselheiros Regionais, servidores da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Assessoria de Assistência aos Colegiados (AAOC), promoveu entre os dias 26 e 28 de julho o ‘Encontro do Conselheiros Regionais’ de 2018.

DSC06025A atividade reuniu lideranças comunitárias e representantes de entidades organizadas que atuam na área da política urbana municipal, com a finalidade de promover por meio de capacitações e discussões uma maior integração social entre os Conselheiros Regionais de Campo Grande.

A diretora presidente da Planurb e coordenadora do (SMP), Berenice Maria Jacob Domingues, destaca que os trabalhos realizados durante os três dias de encontro vão contribuir significativamente para o planejamento dos Conselhos Regionais das sete regiões urbanas de Campo Grande.

“Durante os dias de realização desta Conferência foram aplicadas metodologias participativas com foco na avaliação e atuação dos conselhos regionais, sendo assim, foi um momento oportuno para propor sugestões e adequações para a melhoria do funcionamento destes colegiados na construção de uma cidade mais justa e democrática”, informou a Diretora-presidente.

O presidente do Conselho Regional da Região da Lagoa, João Romero, acredita que o evento ofereceu importantes diretrizes para melhorar a gestão democrática da nossa cidade.

DSC06188“A resolução debatida, apontada e aprovada durante o Encontro nos ajuda a melhor o trabalho de líder comunitário junto da comunidade que hoje aqui representamos”, acrescentou.

Jose Geraldo Balejo Jara, presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Segredo, faz uma avaliação positiva, e pontuando que população da sua região tem vivenciado um novo tempo.

“O executivo municipal, tem se esforçado para atender as demandas de melhorias na infraestrutura urbana que vem sendo solicitado pela nossa comunidade, por meio dos Conselho Regional. É isso que nos fez participar do evento, pois entendemos que não devemos apenas cobrar mudanças e melhorias, mas, devemos também, participar e contribuir com sugestões e ideias, exercendo assim o nosso papel enquanto cidadãos”, afirmou.

Capacitação e Integração social

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quinta-feira (26), no Sindicato Rural de Campo Grande, com a palestra ‘Persistindo na Arte da Cidadania’, realizada pela psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Sálua Omais.

Na sexta-feira (27), a programação teve continuidade com discussões em grupos de trabalho nos seguintes eixos temáticos:  Capacitação; Câmaras de Bairros e Planos de Bairros; Processo de eleição de Conselhos e Revisão do Funcionamento dos Conselhos Regionais.  Ao final do dia houve a plenária final com objetivo de apresentação e aprovação das propostas dos grupos de trabalho que nortearão a realização do planejamento de ações e atividades para o futuro do colegiado.

O encerramento do encontro aconteceu no sábado, (28), no Centro de Convivência do Idoso, Vovó Ziza em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Na ocasião foram realizadas atividades culturais como danças, dinâmicas de grupo e teatro, distribuição de certificado, além de almoço de confraternização.

Além da comissão organizadora do Encontro dos Conselhos Regionais, o evento contou com a parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (SEGOV).  Os resultados finais dos trabalhos serão publicados na página http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/conselhos-regionais/ dentro dos próximos 15 dias.

Comentários