Eleição em MS já tem candidato preso e onze urnas com problemas

calendarioO processo eleitoral em Mato Grosso do Sul neste domingo (2), com pouco mais de uma hora após a abertura das urnas para a votação, já conta com alguns problemas ou ações realizadas para resolver problemáticas. Um candidato foi preso por distribuir santinhos antes da eleição começar em Coxim, município a 260 km de Campo Grande, e, em uma hora de votação, onze urnas eletrônicas apresentaram defeitos. As máquinas tiveram que ser corrigidas ou até trocadas, em oito municípios do Estado.

A prisão foi do candidato a vereador pelo PSDB, Sinval Batista, acusado de praticar boca de urna e arregimentação, que significa reunir um grupo de pessoas para levar para votar. De acordo com o TRE, o coxinense foi preso às 7h40, antes do início das eleições, distribuindo santinhos para eleitores que seguiam para votação.

Batista foi pego em flagrante e por uma própria ‘autoridade’ da Justiça Eleitoral local, onde  o chefe do cartório de Coxim, Marco Tulio, foi que viu o candidato distribuindo um santinho seu para um eleitor idoso. O juiz eleitoral foi chamado e encaminhou o candidato até a sede da Polícia Civil. Ele irá responder por crime eleitoral por Boca de Urna, mas por enquanto sua candidatura continua normal até julgamento.

Urnas eletrônicas com problemas

Na primeira hora de votação deste domingo, ocorreu algum tipo de defeito em 11 urnas eletrônicas, em oito cidades de Mato Grosso do Sul. Troca de bobina, problemas em data e no visor, foram os principais problemas.

Segundo informações do TRE-MS, houve troca de bobina em uma urna eletrônica de Três Lagoas e duas em Bonito. Em Bataguassu foi necessário trocar uma urna que apresentou problema no visor.

Em Água Clara e em Anastácio duas urnas estavam com informações de data e hora erradas. Em Jardim houve problema na impressora de uma urna. Além disso, Campo Grande, Maracaju e Chapadão do Sul também apresentaram problemas.

Nestas eleições, são utilizadas 5.669 urnas em Mato Grosso do Sul. Das onze que apresentaram problema, dez foram corrigidos e uma trocada.

Comentários

comentários