É campeão! Grêmio vence Brasil de novo e volta a conquistar Gauchão após oito anos

Grêmio venceu os dois jogos diante do Brasil para conquistar o título

O Grêmio é campeão gaúcho pela 37ª vez. A conquista de 2018 foi confirmada neste domingo, 8, com uma vitória por 3 a 0 diante do Brasil no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Os gols foram marcados no segundo tempo por Cícero aos 35 minutos, Alisson aos 40 minutos e Léo Moura, aos 44 minutos. Com isso, o Tricolor encerra o jejum de títulos no Estadual que durava oito anos. No jogo de ida, na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio havia vencido por 4 a 0.

PRÉ-JOGO

O técnico Clemer promoveria alterações no Brasil para a decisão. Com os laterais Éder Sciola e Artur suspensos, Ednei e Bruno Collaço seriam os substitutos. Com um problema do joelho direito, o meia Toty daria lugar a Mossoró. O Grêmio, pelo contrário, teria os principais atletas na escalação.

1º TEMPO

O primeiro lance de perigo foi do Grêmio aos oito minutos. Após falta de Ednei em Everton na esquerda, Luan levantou na área e Ramiro desviou na grande área. Jael aproveitou e emendou de cabeça, rente à trave direita. Já aos nove, Léo Moura recebeu de Luan e finalizou, atrapalhado por Calyson. O Brasil ameaçou aos 12. Alisson Farias arriscou de canhota da intermediária e a bola explodiu no travessão. Na marca dos 18, Luan procurou espaço entre a marcação e acionou Jael. O centroavante girou sobre Leandro Camilo e bateu no canto. A bola saiu rente à trave esquerda de Marcelo Pitol.

Aos 23 minutos, Maicon errou um passe e armou o contra-ataque. Alisson Farias avançou em velocidade pelo meio e acionou Calyson na esquerda. O chute saiu forte, mas por cima. Já aos 24, Luan conduziu na esquerda, tocou para Arthur, que adiantou para Everton. O atacante bateu cruzado e a bola saiu à direita de Pitol. Aos 27, Everton arriscou de fora de área e mandou para fora. Aos 40, Heverton tocou com a mão na bola na entrada da grande área. Na cobrança, Jael rolou e Luan acertou no ângulo esquerdo de Pitol, mas pelo lado de fora. Aos 41, Luan recebeu de Jael e soltou a bomba. Pitol defendeu com o pé direito. Aos 47, Luan tentou driblar Pitol para marcar e se enrolou com a bola até ser desarmado.

2º TEMPO

Logo no primeiro minuto, Leandro Leite foi expulso ao cometer falta sobre Jael. No primeiro tempo, havia levado o amarelo ao acertar Luan com um tapa durante uma disputa de bola. Com um jogador a menos, o técnico Clemer decidiu pela entrada de Souza na vaga de Mossoró. Já aos oito minutos, Valdemir disparou pela esquerda, cortou Pedro Geromel na grande área e bateu por cima. Aos 10, Everton recebeu de Jael e tirou da marcação para finalizar. Pitol espalmou no canto esquerdo e Luan desperdiçou na sobra. Já aos 20 minutos, Everton bateu de fora da área e Marcelo Pitol quase deixou a bola entrar por entre as pernas após abafar com as luvas.

No minutos seguinte, Thonny Anderson entrou na vaga de Jael. O Grêmio passou a trocar passes para gastar tempo. Na marca dos 26, Clemer decidiu pela segunda troca, com a entrada de Léo Bahia na vaga de Lourency. No Grêmio, aos 28, Alisson ingressou no posto de Ramiro. A última alteração do Brasil foi a entrada de Rafael Dumas na vaga de Bruno Collaço. Aos 33, Thonny Anderson recebeu de Alisson e finalizou sem direção. Luan deu lugar a Cícero aos 34 minutos. E o substituto balançou a rede aos 36 minutos. Léo Moura rolou para Thonny Anderson, que fez o passe para Cícero completar na pequena área. Ainda deu tempo para o golaço de Alisson aos 40 minutos. Ele recebeu de Arthur na entrada da área e acertou o ângulo esquerdo de Marcelo Pitol. Festa tricolor no território xavante. Léo Moura recebeu de Maicon e colocou no canto esquerdo para sacramentar o 3 a 0 aos 44 minutos.

Comentários