Dia de Campo em Terenos discutirá melhoramento genético de rebanho

Pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e profissionais do segmento pecuário debatem neste sábado (9), a análise genômica em bovinos para estimar o desempenho da progênie (filhos) de um animal com base em informações contidas em seu DNA, com mais precisão. A novidade a ser apresentada no 12º Dia de Campo Genética Aditiva, deve revolucionar o melhoramento genético bovino e romper paradigmas no setor pecuário.

Foto Divulgação/ Assessoria
Foto Divulgação/ Assessoria

O evento acontece na Fazenda Canaã, em Terenos/MS a partir das 8 horas da manhã. Na abertura da programação o Dr. Fabiano Araújo da Aval Serviços Tecnológicos palestra sobre “Rendimento Frigorífico – Novas Tendências”. Na sequência o Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Corte apresenta o tema “Genômica aumentando a Precisão na Seleção”. Fechando o circuito das palestras o Dr. Argeu Silveira da Genética Aditiva fala da “Circunferência Escrotal – quando medir?”. O Dia de Campo é gratuito e aberto ao público em geral. Uma oportunidade para criadores, estudantes e profissionais da área terem acesso a novos conhecimentos e trocarem experiências.

Para o diretor técnico da selecionadora Genética Aditiva, Argeu Silveira o aprimoramento da análise genômica deve revolucionar a atividade de seleção genética na busca de animais capazes de produzir carne de qualidade em menor tempo. “Quando se fala em acasalar um determinado touro com uma vaca estamos pensando prioritariamente em produzir carne macia, em menos tempo e com menor custo. E como fazemos isso? Selecionando pelo temperamento, abatendo animais mais jovens e agora a parte genômica vem para tirar o efeito do ambiente externo. Buscamos retorno econômico mais rápido e queremos melhorar, com uso de tecnologia, cada vez mais a qualidade da carne comercializada para a ponta da cadeia produtiva: o consumidor,” afirma Silveira.

Mais informações sobre o evento: (67) 3321-5166

Comentários

comentários