Detran participa de 1º Encontro de Autoridades de Trânsito em Ponta Porã‏

4-3O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) participou na terça-feira (26) em Ponta Porã, do 1º Encontro de Autoridades de Trânsito Brasil e Paraguai. O evento foi organizado pelo promotor de Justiça Gabriel da Costa Rodrigues Alves, com o intuito de buscar soluções para diminuir os altos índices de acidentes de trânsito com motociclistas em Ponta Porã e em Pedro Juan Caballero.

Representantes dos dois países tiveram a oportunidade de esclarecer as diversas duvidas sobre legislação a cerca de veículos e do processo de Habilitação, já que os dois países possuem leis diferentes quanto à fiscalização de trânsito.

“O encontro foi extremamente proveitoso, foi uma oportunidade de ambos os países estreitarem as relações e buscar soluções conjuntas para a redução de acidentes naquelas cidades. Nós do Detran, tivemos espaço para apresentar todo o processo da CNH, a rigidez na formação do condutor, qual os procedimentos para o emplacamento de uma moto. O principal objetivo é buscar a conscientização dos motociclistas, mostrar pra eles que é necessário habilitação e emplacamento em ambos os países”, afirma Rosilda da Silva Melo diretora de Habilitação do Detran-MS.

O promotor Gabriel Alves, aproveitou a ocasião para enfatizar as devidas proporções que a campanha “Motociclista Legal”, lançada em outubro do ano passado deve atingir, tendo em vista o engajamento de todas as autoridades envolvidas com o trânsito nas duas cidades.

O uso irracional de motocicletas é um problema gravíssimo enfrentado nas cidades de fronteira, porem pode ser solucionado. “A campanha que não se destina a apreender motos, mas conscientizar a sociedade que motocicleta deve ser usada de forma racional, com veículos em boas condições e condutores habilitados. Portanto, se trata de um problema cultural e que não tem como mudar apenas com atitude de brasileiros ou de paraguaios. Temos que estar juntos, trocar experiências para acabar com essa situação dramática”, destacou Gabriel Alves.

Participaram do encontro Detran-MS, Receita Federal BR e PY, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Agentes de Trânsito de Ponta Porã, Polícia de Trânsito de Pedro Juan e Polícia Nacional do Paraguai.

Comentários

comentários