Detran inicia a Semana Nacional de Trânsito com palestra de filósofo

Com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, começa amanhã (18) a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo da Semana neste ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes, com intuito de alertar o pedestre, o ciclista, o motociclista e os motoristas que a mudança depende das atitudes de cada um, da conscientização.

O objetivo da Semana neste ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes, avalia Gerson Claro
O objetivo da Semana neste ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes, avalia Gerson Claro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realizará ações educativas com novas formas de abordagem, desenvolvendo atividades que provoquem a mudança de comportamento no trânsito.

Além das atividades desenvolvidas em Campo Grande com apoio dos parceiros, as cidades de Dourados, Três Lagoas e Corumbá serão pólos de ações, realizadas pelas agências do Detran em parceria com as prefeituras locais.

A intenção, segundo o presidente do Detran -MS, Gerson Claro, “é apontar pedestres, ciclistas e condutores como atores, capazes de melhorar a convivência entre pessoas e carros nas ruas com simples atitudes como atravessar na faixa, andar pela calçada e respeitar a sinalização”.

Segundo o Denatran, as atividades buscam alertar motoristas e pedestres sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes no país, que atualmente configura em quinto lugar, com 45 mil mortes por ano.

Nesta sexta-feira, após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre no Auditório da Governadoria, com a presença do Governador Reinaldo Azambuja, acontece a palestra com o filósofo Mário Sérgio Cortella, na Câmara Municipal de Campo Grande.

No sábado, haverá diversas atividades na Praça do Rádio, região central de Campo Grande. Pela manhã, as ações serão voltadas para os motociclistas, onde acontecerão mini-palestras, revisão básica para as motos, shows musicais, distribuição de brindes e atividades recreativas para crianças.

Já à tarde, o foco será os ciclistas através do “Atravecity”, uma gincana sobre duas rodas em que os participantes, em duplas, devem cumprir tarefas determinadas.

A campanha termina no próximo domingo (20) pela manhã, com uma corrida de rua na Avenida Afonso Pena, que terá percursos de 5 e 10 km. A proposta é associar o trânsito com qualidade de vida.

Comentários

comentários