Deputado propõe 20% de cotas para negros em concursos públicos

Proposta do deputado Amarildo Cruz apresentada na sessão desta quarta-feira (17) prevê o aumento de cotas para negros de 10 para 20% em concursos públicos na administração direta e indireta em Mato Grosso do Sul.

Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz

De acordo com o deputado, é preciso minimizar o sofrimento de uma etnia que até hoje vive as consequências e o preconceito por conta de seus antepassados terem sido trazidos contra a vontade para o Brasil, contra a vontade .

“Negros não podem continuar sendo maioria apenas em presídios e prostíbulos”, declarou.

Sobre a afirmação dos críticos das cotas para negros sobre “a dificuldade de definir quem é negro em um país tão miscigenado quanto o Brasil, o parlamentar argumentou:

“A questão da etnia não ficará restrita apenas à autodeclaração do candidato como negro, mas a avaliação da bancada que considerará a questão da melanina, da cor da pele, do cabelo, do nariz chato”, relacionou.

“A proposta acompanha o pensamento de setores mais progressistas da sociedade e não tem a intenção de ser perene. E claro que à medida em que a realidade social mudar, o estado terá que abrir mão dessa medida que hoje é proposta em caráter emergencial, que se propõe a promover justiça social”, defendeu.

Comentários

comentários