Delcídio do Amaral se mantém há 11 anos consecutivos entre os “Cabeças” do Congresso

O senador Delcídio do Amaral (PT) vem se mantendo, desde o terceiro ano do seu mandato, na lista dos 100 mais influentes parlamentares no Congresso Nacional, na avaliação das entidades sindicais que formam o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

A principal qualidade destacada pelo Diap no senador Delcídio do Amaral foi a sua habilidade como negociador
A principal qualidade destacada pelo Diap no senador Delcídio do Amaral foi a sua habilidade como negociador

 

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Os “Cabeças” são classificados em cinco grupos, de acordo com as suas habilidades. São eles: Debatedores, Articuladores/Organizadores. Formuladores, Negociadores e Formadores de opinião.

Delcídio foi selecionado para o grupo de “Negociadores”. Conforme o Diap, além da credibilidade, do bom trato, controle emocional, habilidade no uso das palavras e discrição, o bom “Negociador” é “aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso o seu grupo político”.

“É uma honra muito grande ser incluído, mais uma vez, entre os deputados e senadores considerados de maior influência no parlamento brasileiro. Este ano, como líder do governo no Senado, estou enfrentando um desafio ainda maior, ao qual tenho procurado responder com muito esforço e dedicação”, afirmou Delcídio.

Comentários

comentários