Decisão dos bancários sobre greve fica para segunda-feira

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e o Comando Nacional de Greve dos Bancários continuam em negociação. A previsão é de que depois das rodadas da reunião que aconteceram desde a manhã até à noite de ontem (23) em São Paulo (SP), leve a decisão de manter ou acabar com a greve em todo país para segunda-feira (26).

No 18º dia de greve dos bancários em todo o Brasil bancos fazem proposta, mas querem compensação ou desconto dos dias parados
No 18º dia de greve dos bancários em todo o Brasil bancos fazem proposta, mas querem compensação ou desconto dos dias parados

A proposta dos bancos pela manhã foi de 10% de reajuste sobre os salários, PLR (Participação dos Lucros e Resultados) e piso; além de 14% para os vales. Esta ainda contém desconto ou compensação dos dias parados, à escolha do empregado.

Segundo O presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região, Edivaldo Barros, questões relacionadas à saúde, segurança, PLR e a compensação de horas ainda não estavam definidas e os debates sobre isso foram retomados nessa tarde.

Depois de todos esses pontos acertados, ainda iniciam as negociações que são específicas da Caixa e Banco do Brasil. Entre essas estão a ampliação do quadro de funcionários, concursos, entre outros.

Após areunião, o Comando enviou aos sindicatos de todo país a proposta finalizada orientando para aceitar ou não. A partir de então, as entidades convocam assembleias para tomar suas decisões e caso a maioria aceite, a greve acaba.

A greve dos bancários chegou ao 18º dia nesta sexta-feira. Todas as agências bancárias foram fechadas pela mobilização em Campo Grande.

Com a aproximação do final do mês, os problemas para os clientes começam a aparecer. Os aposentados que precisam fazer a comprovação de vida e a troca de senha do INSS podem esperar o final da greve.

Segundo o Instituto, os serviços só podem ser feitos nos bancos e, com a paralisação, o atendimento está prejudicado.

Para pagamento de contas, os clientes podem utilizar meios alternativos, como os terminais de autoatendimento, as lotérias e também os serviços bancários disponibilizados pela internet e aplicativos de smartphones.

Comentários

comentários