Debate na Globo encerra campanha eleitoral em Campo Grande

Sete dos 15 candidatos à prefeitura de Campo Grande encerram nesta quinta-feira (29) a corrida eleitoral deste ano no debate promovido pela TV Morena, afiliada da Rede Globo de Televisão às 22h35.

Estúdio da TV Morena onde será realizado debate entre candidatos da capital (Foto: G1)
Estúdio da TV Morena onde será realizado debate entre candidatos da capital (Foto: G1)

Alcides Bernal (PP), Alex do PT, Athayde (PPS), Coronel David (PSC), Marcelo Bluma (PV), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB), debaterão num total de 4 blocos.

A jornalista da TV Morena e apresentadora do MSTV, Lucimar Lescano, será a mediadora. O encontro reúne os candidatos de partidos ou coligações que têm mais de nove representantes na Câmara dos Deputados, regra estabelecida pela lei eleitoral para a realização de debates.

Regras

Nos quatro blocos do debate, os candidatos farão perguntas entre si. No primeiro e no terceiro blocos, os temas serão determinados por sorteio, ao vivo. A cada nova pergunta, será sorteado um novo tema. No segundo e no quarto blocos, os temas serão livres, os candidatos fazem as perguntas sobre os assuntos que quiserem.

Em todos os blocos do debate, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. O tempo da pergunta será sempre de 30 segundos. O escolhido para responder tem um minuto e meio para resposta. Quem perguntou tem 45 segundos para réplica e quem respondeu também tem 45 segundos para a tréplica.

A ordem das perguntas foi sorteada, anteriormente, na presença de representantes dos candidatos.

No fim do quarto bloco, cada um poderá fazer suas considerações finais em ordem também estabelecida por sorteio.

O primeiro bloco será de tema determinado. Nesse bloco e somente nele, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser questionados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não falou.

No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.

Ainda pelas regras do debate, nenhum candidato poderá falar fora da vez dele, não pode exibir para as câmeras qualquer tipo de documento ou panfleto. O candidato que se sentir ofendido por um adversário poderá solicitar direito de resposta, que será avaliado pela equipe da TV Morena. Se o direito de resposta for concedido, o candidato terá um minuto para se defender.

Comentários

comentários