Datafolha: Flamengo lidera ranking de torcedores com 20% do país

Lancepress/JP

Flamengo é o clube com mais preferência entre brasileiro, segundo pesquisa Datafolha (Alexandre Vidal/Flamengo)

A Datafolha divulgou, nesta terça-feira, uma pesquisa atualizada sobre a preferência dos brasileiros quando o assunto é futebol. A análise nacional indica o Flamengo como o clube com maior número de torcedores no país. Ainda segundo a pesquisa, que detalhou os dados em algumas categorias, o time carioca tem a preferência de 20% dos brasileiros, seguido por Corinthians, com 14%. O instituto ainda revela a porcentagem de indivíduos sem clube: 22%.

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas (maiores de 16 anos de idade), entre os dias 29 e 30 de agosto, em 175 municípios espalhados pelo Brasil. A margem de erro da análise é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – número que foi superado pelos 6% que separam a Nação da Fiel.

Veja abaixo a colocação dos clubes brasileiros, segundo a pesquisa:

Flamengo (20%), Corinthians (14%), São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), Seleção Brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%). Além deste, outros clubes aparecem com 3%, assim como 22% disseram não ter clube de futebol.

O Datafolha ainda detalha os dados estatísticos capturados para análise por cor, renda familiar mensal e região do país. Entre estes aspectos, o Corinthians lidera apenas entre os brancos. Entre os negros, a diferença é de 24% para o Fla contra 11% do Timão.

A diferença entre os dois clubes de Rio e São Paulo também aparece na renda mensal. Entre os indivíduos mais ricos do país, o clube da Gávea vence com ampla vantagem, com 24% contra 10% dos corintianos. Assim como entre os mais humildes, o Flamengo lidera com 22% da população brasileira. O Grêmio se destaca entre os indivíduos com mais de 10 salários mínimos.

Com relação às regiões do país, no Sul, o Tricolor gaúcho lidera com 23%, seguido por Internacional, com 17%, e Corinthians, com 11%. No Norte, com 39%, e Nordeste, com 27%, o Mengão lidera no ranking de simpatizantes.

Já no Centro-Oeste do Brasil, Fla e Corinthians se aproximam: 28% para os cariocas contra 18% dos paulistas. Assim como no Sudeste, a liderança é do Alvinegro, com 18%, contra 17% do Rubro-Negro, seguidos por São Paulo (11%), Cruzeiro (8%) e Atlético-MG (5%).

Em comparação com a pesquisa anterior feita pelo instituto em janeiro de 2018, o Flamengo subiu de 18% para 20% (dentro das devidas margens). Entre os dois clubes que se mantém na liderança entre as últimas avaliações feitas, o Corinthians se manteve com 14% em ambas as avaliações.

A vantagem do Flamengo é maior do que a margem de erro desde 2012, ano em que a pesquisa foi feita pouco antes do título Mundial do Corinthians – ano em que os clubes registraram um empate numérico , com 16%.

Comentários