Dançurbana leva oficinas e exibição de espetáculos a comunidade de Campo Grande neste mês

Da Redação

De 13 a 21 de fevereiro quatro comunidades de Campo Grande receberão uma visita especial: o projeto “Dança Comunidade”, promovido pela Dançurbana, premiada companhia de MS, que irá levar gratuitamente o espetáculo infantil “R.U.I.A.” para a Aldeia Inamaty Kaxé e para a comunidade Só por Deus e “A Pele de Dentro” para a  Associação Haitiana Brasileira Ashabra e para a Associação dos descendentes de Tia Eva. O projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

“De fato, cada encontro com as comunidades vai ter três momentos”, explica Marcos Mattos, diretor da Dançurbana. “Vamos iniciar com uma oficina de dança. Em seguida teremos uma mediação artística que é o momento em que a arte educadora faz um contato prévio com as pessoas que irão assistir ao espetáculo e apresenta elementos que dialogam com ele. E finalmente, a apresentação do espetáculo em si projetado em um telão”, esclarece Mattos.

É por meio das ações que realiza junto às comunidades que a Dançurbana criou espetáculos especialmente para o público infantil, depois de quase uma década de interações com crianças em escolas públicas da cidade e do estado.

“O espetáculo R.U.I.A. foi pensado para este contexto. Ele integra as linguagens do brincar e da dança para tocar os corações e as mentes das crianças em idade escolar”, conta o diretor. “Já ‘A Pele de Dentro’ é voltado para adultos, contando a história da intérprete Ariane – que fala de memórias referenciadas por sua ancestralidade negra”, complementa Marcos.

As exibições, as oficinas e a mediação artística têm como objetivo principal a abertura de diálogo entre os artistas e os moradores das comunidades, para tratar da importância da linguagem do brincar no desenvolvimento das crianças e do empoderamento feminino.

Ainda segundo o diretora, essa (re)criação feita no período de isolamento social vai promover a aproximação desses públicos com a linguagem do audiovisual, para se descobrir um novo produto que transita entre a dança cênica e a videodança. Pretende-se ainda a valorização e o fomento das expressões artísticas bem como a democratização do acesso com ações em locais com menos oportunidade de fruição de atividades artísticas

“O nosso grande objetivo é a conscientização da sociedade sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das pessoas. Que as gentes nunca parem de fazer arte!”, finaliza o diretor.

Sobre o Dançurbana

Criada em 2002, a Dançurbana desenvolve um trabalho de formação, produção e difusão da dança em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. É uma companhia de dança profissional independente, que realiza espetáculos, cursos, oficinas, encontros e palestras, pautadas pela sustentabilidade e continuidade da realização de trabalhos, que se relacionem com a comunidade, com o público em geral.

A companhia é a única de MS que teve, por dois anos consecutivos, o patrocínio de O Boticário na Dança, Eletrobras Furnas e Digx. E para 2021/2022 conta com o patrocínio da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul MSGÁS.

Serviço: PROJETO DANÇA COMUNIDADE

Oficina, Mediação e Espetáculo R.U.I.A.

13/Fev, a partir das 15h – Aldeia Inamaty Kaxé

14/Fev, a partir das 15h – Comunidade Só por Deus

Oficina, Mediação e Espetáculo “ A pele de dentro”

20/Fev, a partir das 15h – Associação Haitiana Brasileira Ashabra

21/Fev, a partir das 15h – Associação dos descendentes de Tia Eva