Curso Gratuito de Fotografia do Centro Cultural aborda edição com montagem fotográfica e álbum

Da Redação/P.F

Foto Divulgação

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza nos dias 9, 10 e 11 de maio, das 18h30 às 21h30, o curso gratuito de Fotografia: Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum. As aulas serão ministradas pelo professor e fotógrafo Alexandre e são direcionadas para pessoas a partir de 12 anos.

Nesta segunda parte de edição de imagem, o curso se dedica a apresentar ferramentas voltadas para a criação e montagem de álbuns fotográficos, desde o layout do fundo até a finalização das lâminas para a impressão. Para tanto, serão usados softwares de edição de imagem e criação em vetores, trabalhando assim a produção de fundo em software vetorial livre, recorte e montagem  de elementos usados, finalização e prova de impressão.

Neste primeiro semestre o curso está dividido nos seguintes temas: Fotografia com Câmera de Celular (fevereiro); Câmera Reflex e Semiprofissional (março); Edição I – Tratamento Básico (abril); Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum (maio) e Linguagem e Iluminação para Estúdio (junho).

O curso foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes realizadas desde 2008.Oferecerá 50 horas de atividades ao longo de cinco meses. O objetivo é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia. As etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse, sem prejuízo de aprendizagem.

Professor: Alexandre Sogabe é gestor de Artes, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).

Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014).

Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015) e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço: O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Comentários