Crise leva prefeito decretar férias coletivas em Caarapó

Os servidores da prefeitura de Caarapó entram em férias coletivas a partir de segunda-feira (13). Com base no “interesse público” e na “conveniência administrativa”, o prefeito Mário Valério (PR) expediu decreto regulamentando o ato, pelo qual setores da administração municipal não darão expediente no período de 13 a 27 deste mês.

Prefeitura de Caarapó
Prefeitura de Caarapó

Mas nem tudo vai parar no período das férias dos funcionários. A área de saúde e a rede municipal de educação vão funcionar normalmente, junto com outros serviços de natureza essencial, como coleta de lixo e limpeza de fossa, por exemplo.

No caso de limpeza de fossa, o contribuinte deverá fazer o recolhimento da taxa de serviço diretamente na Farmácia Planalto, que fica em frente ao Estádio Carecão. Para outros serviços, como aqueles prestados pelo Departamento de Tributação, o contribuinte poderá ligar no telefone celular 9629-6625; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico dará plantão através do telefone 3453-3192; assuntos relativos à administração e governo poderão ser tratados através do número 9617-9663.

O prefeito Mário Valério justificou a concessão das férias coletivas como parte do plano de contenção de gastos adotado por conta da queda dos repasses federais. Além da crise geral que afeta o país, nesse período há uma diminuição acentuada das receitas municipais, o que obriga os prefeitos a adotar algumas medidas para fazer frente à perda de recursos financeiros. Em alguns casos, há até demissões, medida que o prefeito de Caarapó quer evitar.

“Precisamos sanear as finanças públicas mediante a tomada de decisões que caminhem para o equilíbrio, evitando demissões”, disse o prefeito.

Por conta do aperto financeiro, o prefeito de Caarapó viajou à Capital do País por duas vezes nas últimas semanas. Em Brasília nos dias 8 e 9 deste mês, Mário Valério percorreu os gabinetes dos parlamentares de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e órgãos do governo federal atrás da liberação de recursos para projetos de obras em Caarapó, especialmente na área de infraestrutura urbana.

A expectativa do dirigente caarapoense é que sejam liberadas verbas para asfalto e pavimentação asfáltica, cujos processos já estão aprovados nas devidas instâncias da administração federal, com apoio de senadores e deputados federais do Estado em Brasília.

Comentários

comentários