Criativa Idade que Colore: Fundação Manoel de Barros realiza ´2º Concurso de Pintura´ para a pessoa idosa

Já dizia Manoel de Barros ´Para encontrar o azul eu uso pássaros´. Para refletir e encontrar a beleza da vida em sua essência, os 103 participantes do projeto Ativa Idade, são convidados para usar a criatividade e a arte, no ´2º Concurso de Pintura – Criativa Idade que Colore´. A iniciativa, que é da Fundação Manoel de Barros, além de promover essa reflexão, busca estimular uma atividade prazerosa para a pessoa idosa e seus familiares em casa, neste período de pandemia.

Equipe FMB – Kit 2 Concurso de Pintura – Foto Bruno Carvalho

Refletir, sentir, imaginar, desenhar, colorir, criar. O tema desta edição é ´Colorir e sentir´, pela tela a pessoa idosa terá a oportunidade de colorir os sentimentos pela arte. Para que os usuários do projeto possam participar do Concurso sem sair de casa, a Fundação criou um kit especial formado por uma tela de pintura de 30 por 40 cm, uma caixa de giz a óleo e um item surpresa (que também deve ser usado na arte) e, está entregando esse material aos participantes.

Kit – 2 Concurso de Pintura – FMB – Bruno Carvalho

As entregas dos kits acontecem de duas formas nesta quinta-feira (22): alguns usuários recebem os kits em suas residências pela equipe da Fundação e outros retiram os materiais em um Drive Thru, montado na sede da organização. Nas entregas e no Drive, a equipe segue todas as medidas preventivas, utilizando máscaras, luvas, álcool em gel e mantendo a distância necessária da pessoa idosa, sem nenhum contato físico. Os integrantes também orientam sobre o descarte correto das embalagens dos kits, higienização dos materiais e das mãos.

Após receberem o kit, os participantes terão 14 dias para criar a obra. Além dos materiais do kit, itens como tinta, glitter, retalhos, entre outros, também podem ser utilizados; a criação é livre. No dia 04 de agosto, a equipe da Fundação retornará nas residências para buscar as telas e também receberá as obras via Drive Thru, seguindo os mesmos cuidados. De 09 a 16 de agosto, um júri do curso de Psicologia da Uniderp irá avaliar as telas e escolher as melhores. Depois, em 20 de agosto, será a Premiação.

“Com o longo período de distanciamento social que temos enfrentado na pandemia, a Fundação Manoel de Barros promoveu várias atividades remotas. Temos orgulho em dizer que não paralisamos em nenhum momento, o nosso usuário principal, que é a pessoa idosa, não deixou de ser atendido. As aulas de ginástica, informática, tai chi chuan, canto e pilates que antes eram presenciais, passaram a ser transmitidas pela internet e criamos ações, como o Programa Madrinha & Padrinho, o Jardim do Manoel, a Festa na Caixa e o Concurso de Pintura. Todas as atividades foram como um ´abraço´, uma forma de abraçarmos eles, mesmo a distância. E, agora, lançamos o ´2º Concurso de Pintura´”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da Fundação.

Ativa Idade que colore e se movimenta!

Por meio do Projeto Ativa Idade, que é realizado desde 2013, a Fundação Manoel de Barros promove a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e, com isso, possa se reinventar, resgatar a autoestima, recuperar o vínculo familiar, fazer novas amizades, desenvolver habilidades, ser mais ativa.

Todas as atividades são pensadas para manter a pessoa idosa em movimento. Outra ação realizada nesta semana foi o ´Amigo Secreto – Palavra Amiga´, por meio do Programa Madrinha & Padrinho. Com a dinâmica do amigo secreto, o sorteio foi online e os participantes receberam os nomes dos amigos secretos pelo whatsapp. O presente foi a produção de um vídeo ou áudio declarando a importância da pessoa ou desejando uma mensagem de carinho. A revelação aconteceu no Dia do Amigo, 20 de julho.

Fundação Manoel de Barros

Instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/ ou pelo telefone (67) 3384-8042.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui