Crianças e adolescentes participam de treinamento do Projeto Padrinho

Ascom TJ MS

Nesta semana foi realizado no Fórum de Campo Grande mais um treinamento do Projeto Padrinho. No evento estiveram presentes 21 crianças/adolescentes de seis instituições de acolhimento da Capital, que estão disponíveis para apadrinhamento. A capacitação visa prepará-los para serem apadrinhados, tendo ciência de que não se trata de uma adoção e sim uma forma de convívio familiar, uma vez que as crianças deixam os abrigos para visitar as casas dos padrinhos ou passear com eles.

O evento ocorrido na última quarta-feira (25) contou com a assistência da juíza da infância, da adolescência e do idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, além de dois psicólogos e da equipe do Núcleo de Adoção. As crianças e adolescentes que estão temporariamente acolhidas tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas e brincadeiras que os ajudaram a entender sobre como funciona o projeto.

No treinamento, os adolescentes e crianças são preparados para serem recebidos pelos padrinhos que passam com eles os finais de semana, férias e épocas festivas, podendo também colaborar com material escolar ou qualquer necessidade extra da criança.

Algumas dessas crianças são levadas para entidades de acolhimento devido à condição extrema vivida em seus lares, e, com a mudança da situação, elas acabam retornando às suas respectivas famílias. Assim, por meio do treinamento elas passam a entender melhor como seria um ambiente familiar saudável, o que colabora para o bom convívio delas, seja no retorno à família de origem ou então num novo grupo familiar por meio da adoção.

É importante salientar que a auxílio dos padrinhos vai além da ajuda financeira. A ajuda afetiva é essencial para um bom acolhimento, pois a finalidade do projeto é proporcionar melhoria na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes. Alguns dos padrinhos continuam mantendo laços com essas crianças e colaborando com o lazer delas.

Além do apadrinhamento afetivo que recebe as crianças nos lares, existem outros tipos de apadrinhamento: o padrinho financeiro, padrinho doador de materiais e o padrinho prestador de serviço.

O próximo treinamento do projeto será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, e será destinado a quem pretende se tornar um padrinho. Para mais informações, basta ligar nos telefones 3317-3512/ 3548.

Comentários