CPI’s e reunião da Frente da Pessoa Idosa são destaques da semana na AL-MS

assembleialegislativadomsA programação desta semana no Poder Legislativo estadual tem uma agenda com trabalho de duas sessões ordinárias em plenário pela manhã e destaque, no período da tarde, para o desenrolar das CPI’s (Comissão Parlamentar de Inquérito) e reunião da Frente da Pessoa Idosa. A semana terá uma sessão a menos na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS), pois na quinta-feira é feriado nacional de Corpus Cristh.

A AL-MS tem no momento duas CPIs em andamento, a dos Combustíveis e a do Genocídio, que trata da Ação/Omissão do Estado nos Casos de Violência Praticados Contra os Povos Indígenas de 2000 a 2015, que farão reuniões públicas. Também haverá a reunião da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, que ainda está se instalando, no começo das ações no Parlamento.

Os deputados apesar da semana reduzida, ainda tem em agenda um seminário promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Como também, as reuniões das Comissões Permanentes da Casa de Lei.

Veja abaixo a relação das principais atividades da semana no Parlamento Estadual:

Segunda-feira (23)
A partir das 10h, no Plenarinho Nelito Câmara, a Escola do Legislativo promove um Seminário com presidentes de Câmaras/Interlegis.

Terça-feira (24)
A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação será às 8h, no Plenarinho. Após esta reunião, a Sessão Ordinária começa a partir das 9h. No período vespertino, a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis realiza oitivas. Ainda não há a confirmação dos nomes dos depoentes.

Esta CPI apura eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul, denúncias de supostas formações de cartel e de dumping (venda abaixo do preço de custo). Seus membros são os deputados Beto Pereira (PSDB), presidente, João Grandão (PT), Maurício Picarelli (PMDB), Angelo Guerreiro (PSDB) e Coronel David (PSC).

A partir das 14h, no Plenarinho Nelito Câmara, haverá a Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Entre os assuntos abordados será discutido o anteprojeto de Lei que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Política de Segurança Pública à Pessoa Idosa, e dá outras providências, de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB), presidente da Frente Parlamentar.

Quarta-feira (25)
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Ação/Omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos Casos de Violência Praticados Contra os Povos Indígenas de 2000 a 2015 fará uma reunião, no Plenarinho, a partir das 14h, para definir a finalização dos trabalhos da Comissão, que é presidida pelo deputado João Grandão e tem como membros Mara Caseiro (PSDB), Renato Câmara, Paulo Corrêa (PR) e Professor Rinaldo (PSDB).

As atividades são abertas ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 09, no Parque dos Poderes.

Comentários

comentários