CPI: secretário adia depoimento, mas tem até hoje para apresentar sindicância sobre as Vacinas

ivandrofonsecaalcidesbernalbhA novela da CPI das Vacinas na Câmara de vereadores ainda continua, como o Página Brazil noticiou sobre o estendimento das ‘investigações’, que conta ainda com a convocação e depoimento do secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca. A oitiva na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o titular da Sesau (Secretária Municipal de Saúde), que seria nesta quarta-feira (9), foi adiada para a próxima sexta-feira (11). Contudo,  Fonseca ou a secretária tem até hoje, para apresentar resultado de sindicância instalada internamente, mas requerida pela Comissão, com algum resultado sobre apuração do sumiço de cerca de 3 mil doses das vacinas contra o vírus Influenza H1N1.

A Comissão realizou audiência na última quinta-feira (3), onde fez deliberação da nova data para entrega de dados da sindicância, bem como concordou e aprovou novo dia para o depoimento do secretário. Ambos as ações, já tiveram pedidos e adiamentos de concretização e realização oficial. Mas, a Comissão, até como já havia anunciado, com mostramos em reportagem anterior, que para encerrar os trabalhos da CPI, precisam e não irão abrir mão das duas ações: sindicância e o ‘confronto’ ou contraditório oficial do secretário. Assim, a CPI das Vacinas convocou há 12 dias, no dia 26 de outubro, o secretário para depor e ‘finalizar’ investigações .

A CPI já anunciou ou ‘denunciou’, que já havia solicitado entre outras documentações, a que contem, ao menos um resumo ou a conclusão da Sindicância. Houve até o envio de documentos, mas no entanto, a Prefeitura encaminhou papeis da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), que nada tinham a ver com a Comissão. Na última semana, os vereadores fizeram novamente o pedido, mas o titular da Sesau solicitou a dilação do prazo, o que não foi aceito pelos membros da CPI.

Já a oitiva do secretário, antes prevista para o dia 9 de novembro, foi transferida para o dia 11, a pedido dele próprio. O horário será o mesmo: às 17h, no plenário Edroim Reverdito.

Comissão reunida na última quinta-feira
Comissão reunida na última quinta-feira

CPI

A CPI é composta pelos vereadores Alex do PT, que a preside; Lívio Leite, o relator; Chiquinho Telles, Vanderlei Cabeludo e Engenheiro Edson, como membros.

A CPI foi aberta há exatos cinco meses, em 07 de junho, tendo até que ter sido encerrada. Mas, já com tempo de quatro meses vencidos, chegando o fim do mês passado,  teve o prazo estendido e deve finalizar o relatório somente no fim do ano.

O sumiço do medicamento rendeu diversas polemicas, como afirmação do secretário e do prefeito Alcides Bernal, sobre menor quantia enviada pelo Instituto Butatan. A entidade rebateu em nota e posteriormente, em depoimento de diretor a CPI, afirmou que erro humano seria causa de ‘sumiço’ de vacinas na Capital.

Comentários

comentários