‘Corrida do facho’ inova com equipes femininas após mulheres pressionarem para participar

Lúcio Borges

A tradição continua com o esporte sendo feito pelos homens, mas a partir do aniversário de 119 anos de Campo Grande em 2018, foi inovado ou se chegou a ‘modernidade’ para a participação das Mulheres. A  atual administração da prefeitura decidiu incluir na tradicional Corrida do Facho a competição feminina, até devido e atendendo a grande procura de interessadas pelo esporte e lazer na competição. O evento, como programação parte das comemorações de aniversário da cidade ocorre há 58 anos, tendo inciado apenas com militares e depois passou a contar com cidadãos em geral.

Contudo, as cidadãs não participavam até o ano passado. Em 2018, elas abriram a prova que acontece no dia 26 de agosto na Capital. A competição iniciará às 6h15 com as equipes femininas e às 7h com as equipes masculinas. Para este ano, 12 grupos de mulheres já se inscreveram. Cada grupo tem sete participantes, sendo cinco atletas titulares e duas reservas.

A Corrida do Facho acontece desde 1960, realizada pela área esportiva do município, hoje pela Funesp, quando na época participavam da corrida apenas unidades militares. Somente a partir de 1970, a competição foi aberta a entidades civis, com o público masculino.

Equipes masculinas

As inscrições continuam para as equipes masculinas até o dia 17 de agosto. A ficha de inscrição deverá ser solicitada, via e-mail (http://www.campogrande.ms.gov.br/funesp), conforme o regulamento, e deve ser entregue na sede da Funesp.

A concentração e largada da corrida vai acontecer no domingo, dia 26 de agosto, na Rua 13 de Maio com Avenida Afonso Pena, a partir das 7 h. Os participantes irão percorrer mil metros, perfazendo um total de 10 mil metros de percurso.

O Congresso Técnico da Corrida do Facho masculino e feminino será no dia 23 de agosto às 17h30.

Serviço:

Local: Fundação Municipal de Esportes  (Funesp)
Endereço: Rua Paulo Machado, 663 – Santa Fé

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here