Conselho Regional de Fisioterapia completa 5 anos de atuação no Estado

(Foto Paulo Francis)
O presidente do CREFITO, Carlos Alberto Eloy Tavares, durante entrevista no programa Capital Meio Dia. (Foto Paulo Francis)

O CREFITO(Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13ª Região), completa nesta sexta-feira (01), o aniversário de 5 anos de atuação no Estado. O primeiro colegiado foi formado no ano de 2011, por eleição direta, estabelecendo, de fato, a autonomia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional sul-mato-grossenses.

O CREFITO 13 tem o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento das profissões no Mato Grosso do Sul, assegurando os direitos legais, a visibilidade e o reconhecimento da atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na promoção da saúde dos cidadãos, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos que regem as profissões, orientando, disciplinando e fiscalizando o exercício dos profissionais e das empresas com atividades ligadas às áreas de atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, salvaguardando a sociedade da atuação de leigos em exercício ilegal, de maus profissionais e/ou maus serviços.

Segundo o presidente do CREFITO, Carlos Alberto Eloy Tavares, conta que a instalação do conselho foi o resultado de uma luta de vários profissionais do Estado, a partir de um estudo da população de profissionais da área que já existiam aqui e da necessidade criar um mecanismo que pudesse acompanhar o exercício dessas profissões.

Carlos destaca que as principais ações desenvolvidas , foram no sentido de fiscalizar o exercício dos profissionais, pensando sempre na qualidade da assistência prestada, tanto em fisioterapia quanto em terapia ocupacional. O órgão fiscaliza também as condições de trabalho dos profissionais, tanto do setor privado quanto público.

“Nós trabalhamos em conjunto com a vigilância sanitária e outros parceiros para garantir que os gestores dos hospitais entendessem esse necessidade e começassem de fato a inserir esses profissionais em ambientes tao fragilizados. Nós temos conseguido resultados positivos com muito trabalho, onde isso não foi possível ainda, houve uma previsão de em um curto prazo de tempo isso ser oferecido as pessoas e também a questão das 30 horas que já é uma Lei Federal”, explica.

Para conhecer mais sobre as ações e atividades do conselho profissional, informações podem serem consultadas no ambiente de mídia do CREFITO. O órgão disponibiliza à população o site que é o www.crefito13.org.br, pela rede social Crefito Décima Terceira Região ou diretamente na sede que se localiza na Avenida Noroeste, 699, em Campo Grande.

Paulo Francis

Comentários

comentários