Conmebol dá prazo para Boca se defender e deixa decisão para sábado

Entidade adia definição de resultado do duelo pelas oitavas de final, que foi suspenso após jogadores do River serem atingidos por gás de pimenta

A Conmebol anunciou na tarde desta sexta-feira que a decisão sobre o jogo Boca Juniors x River Plate, suspenso após jogadores do River terem sido atingidos por gás pimenta dentro do túnel que dá acesso ao gramado, será tomada neste sábado. A entidade deu prazo de 24 horas de defesa à equipe xeneize após a confusão no estádio La Bombonera.

Jogadores do River lavam o rosto após serem atingidos por gás de pimenta (Foto: AFP Photo)
Jogadores do River lavam o rosto após serem atingidos por gás de pimenta (Foto: AFP Photo)

A confusão ocorreu na volta dos times para o segundo tempo, após uma primeira etapa com jogadas violentas e pouco futebol em campo, com o duelo empatado por 0 a 0. O elenco do River Plate sofreu com gás de pimenta jogado dentro do túnel do vestiário. Alguns jogadores afetados apresentaram queimadura de primeiro grau e passaram mal, sentados no banco de reservas para se recuperarem. Depois de mais de uma hora de paralisação e com o elenco de ambos os times no meio de campo, o delegado da partida e o árbitro decidiram pela suspensão do jogo.

A perícia realizada por especialistas no local não encontrou rasgos no tunel de acesso e, por isso, concluiu que o gás pimenta foi atirado de dentro do gramado. A informação se contrapõe a imagens do duelo que mostram um torcedor supostamente agindo no local. O Boca deve utilizar esse resultado como argumento para não ser eliminado da competição ou evitar uma sanção maior.

No comunicado, a Conmebol diz que seu braço disciplinar, cuja sede fica na cidade de Luque, no Paraguai, “iniciou expediente disciplinar contra o Club Atlético Boca Juniors a respeito dos referidos acontecimentos”. Além dos episódios com os outros atletas, outro fato chamou a atenção na partida de quinta. Um drone com uma sátira ao fato de o River ter disputado a Série B em 2012 voou sobre o gramado da Bombonera.

Confira abaixo a íntegra do comunicado da Conmebol:

“A Conmebol lamenta os acontecimentos de ontem na partida Boca Juniors x River Plate pelas oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores, que desembocaram na suspensão do citado encontro.

No dia de hoje a Unidade Disciplinar da Conmebol, após ter recevido os informes correspondentes, iniciou expediente disciplinar contra o Club Atlético Boca Juniors a respeito dos fatos.

Ao citado clube, conforme o disposto no Regulamento Disciplinar da Conmebol, foi concedido prazo até as 14h (Assunção, Paraguai, de amanhã 16 de maio, para apresentar as alegações que considere oportunas.

Até que o Tribunal de Disciplina emita uma decisão sobre esse assunto, a Conmebol não realizará mais comentários a respeito”

LANCEPRESS!

Comentários

comentários