Completando 36 anos de fundação, Cruz Vermelha de MS é referência em atendimento humanitário e capacitação de Primeiros Socorros

Nádia Nicolau

Nesta segunda-feira, 1º de julho, o Tribuna Livre, da Capital FM, recebeu no estúdio o presidente da Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul (CVBMS), Tácito Nogueira. Ele falou sobre a celebração dos 36 anos de fundação que será comemorado no próximo dia 8 de julho e, para comemorar a data, será realizada uma cerimônia e homenagem às pessoas que se destacaram na contribuição com a instituição.

Presente em 191 países, e com existência no Brasil há 111 anos, a Cruz Vermelha é conhecida e reconhecida realizar trabalhos que, como o próprio presidente da filial de MS destaca “ajude a atenuar o sofrimento humano”. Além de ser a principal e mais antiga instituição de ajuda humanitária do mundo.

Em Mato Grosso do Sul, a instituição estava fechada desde 1994, e só retomou as atividades e atendimentos há pouco mais de um ano. Segundo Tácito, a entidade filantrópica, que carrega o símbolo protetor – representando unidade e universalidade – atua fortemente na instrução de Primeiro Socorros e na capacitação de pessoas para salvar vidas e atender feridos em situações de urgência e emergência.

Cursos

A instituição oferece treinamento específico e a certificação exigida por lei. A meta, conforme o presidente, é capacitar até 2020 toda a população de Campo Grande em Primeiros Socorros. Há também as variações, como o Curso de Primeiros Socorros Pediátrico, Curso de Primeiros Socorros Avançado e o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Curso de Libras.

Núcleo de Atendimento Psicológico

A CVBMS conta com um Núcleo de Atendimento Psicológico, que oferece, com o apoio de 18 psicólogas voluntárias, serviços de psicoterapia, tanto infantil quanto para adultos e idosos, terapia de casais, orientação profissional, terapia em grupo, entre outros.

Atualmente 87 pacientes são assistidos, e aos que necessitam de ajuda, basta entrar em contato pelo número (67) 99601-6770. O atendimento presencial à população é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Endereço: Rua Barão de Melgaço, nº 58, Centro – em frente à Praça dos Imigrantes.

Saiba como ser voluntário da Cruz Vermelha de MS?

Para quem quiser ser voluntário da CVBMS é só acessar o site: www.cruzvermelhams.org.br e preencher um cadastro. Após isso, a equipe da Cruz Vermelha entrará em contato. Vale ressaltar que há espaço para voluntário nas áreas de saúde, comunicação, psicologia, entre outras funções.

Comentários