Com o tema “Seja Você a Mudança” Detran lança Semana Nacional do Trânsito

Gerson Claro, Presidente do Detran/MS, discursando durante solenidade. (Foto: Paulo Francis)
Gerson Claro, Presidente do Detran/MS, discursando durante solenidade. (Foto: Paulo Francis)

O Detran de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente na tarde desta sexta-feira(18), no prédio da Governadoria do Estado a Semana Nacional do Trânsito, no qual o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), escolheu para este ano o tema “Seja você a Mudança no Transito”. Além de Campo Grande, cidades como Dourados, Três Lagoas e Corumbá serão polos de ações, realizadas em parceria com as prefeituras locais.

Estavam presentes na cerimonia diversas autoridades como o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública – Silvio César Maluf, representando o Governador Reinaldo Azambuja, o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica – Eduardo Riedel, o Secretário de Estado da Casa Civil – Sérgio de Paula, o Deputado Estadual Beto Pereira (PDT), o Secretário de Fazenda Marcio Monteiro, em representação ao prefeito Alcides Bernal, diretor de trânsito da Agetran, Elídio Pinheiro, entre outras autoridades.

O diretor presidente da Agetran, Gerson Claro, destacou na solenidade o envolvimento de diversas instituições e e de mais de 50 parceiros, que ajudaram na formatação de palestras voltadas para o trânsito.”Nós queremos nesta semana que a população saiba que não existe segredo no trânsito. A mudança no trânsito só vai acontecer quando as pessoas mudarem o seu comportamento. Seja você a mudança”, alegou o presidente.

De acordo com dados do Detran/MS, no período de janeiro a junho foram notificadas 217.661 infrações, e de janeiro a setembro houve 56 vítimas fatais de acidentes de trânsito, somente em Campo Grande.

Gerson frisou que este evento é o ponto de partida para a conferencia 2ª Conferencia Global de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito: Tempo de Resultados, que acontecerá no mês de novembro, em Brasilia.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no auditório da Câmara Municipal de Campo Grande, haverá uma palestra com professor Mario Sérgio Cortella, filósofo e escritor. O tema a ser abordado será a “Década da Segurança no Trânsito – 2011-2020: seja você a mudança no trânsito”.

No sábado(19), haverá diversas atividades na Praça do Rádio Clube. Pela manhã, as ações serão voltadas para os motociclistas, onde acontecerão mini-palestras, revisão básica para as motos, shows musicais, distribuição de brindes e atividades recreativas para crianças. Já no período vespertino, o foco será o ciclista através do ‘Atravecity’, uma gincana sobre duas rodas em que os participantes, em duplas, devem cumprir tarefas determinadas.

No domino(20), pela manhã será a vez da corrida de rua na Avenida Afonso Pena com percursos de 5 e 10 km. A atividade visa enfatizar a ideia de que o trânsito é feito por pessoas e não de máquinas, além de associar o trânsito à qualidade de vida.

 Paulo Francis

Comentários

comentários