Com baixo estoque de sangue, Santa Casa convoca doadores

O Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande anunciou nesta segunda-feira (8) que é crítica a situação do estoque de sangue da unidade. Apesar de ser o segundo maior ponto de coleta de Mato Grosso do Sul, o centro precisa com urgência de doações de todos os tipos sanguíneos.

convoca

De acordo com a a enfermeira responsável pelo setor, o estoque ficou comprometido por causa do período de férias.

“Tem épocas do ano que as doações são críticas como no carnaval, final do ano e começo de ano, e período de férias. Muita gente viaja e não comparece para doar”, explica Luciane Vieira Miranda.

Com o anúncio de que o estoque está fraco, o Hemocentro da Santa Casa espera que o número de doadores aumente o mais rápido possível. A preocupação em ter condições de atender a demanda é grande. O hospital recebe em média 500 doações no mês e realiza 1.200 transfusões de sangue no mesmo período.

Para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55 kg, tenha bom estado de saúde, não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, assim como alimentos gordurosos. O doador também deve estar bem alimentado, ter ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e ter uma boa noite de sono.

Como benefícios, doradores de sangue têm desconto de 50% em shows e cinemas, concursos públicos estadual, municipal e federal o doador fica isento da taxa de inscrição e prioridade em filas.

O Hemonúcleo atende no período da manhã das 7h30 às 11h30 de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é: 3322-4126.

Comentários

comentários