Colheita do milho alcança mais de 70% das lavouras do Estado

A colheita do milho 2ª safra ciclo 2015/2016, em Mato Grosso do Sul, começa a encerrar em algumas regiões, segundo levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Nos municípios de Coxim, Pedro Gomes e Sonora é possível afirmar que a colheita está concluída.

Colheita do milho atingiu grande área em Dourados - Foto: Divulgação
Colheita do milho atingiu grande área em Dourados – Foto: Divulgação

Os dados foram levantados no campo entre os dias 15 e 18 de agosto pelos técnicos do Siga MS, e divulgados hoje (23) na Circular Técnica nº 173, disponibilizada na íntegra clicando aqui. De forma geral, 71,3% da área de milho plantada em Mato Grosso do Sul já foi colhida até o momento. Com isso, estima-se que a colheita se encerrá até o dia 5 de setembro.

Média comparada

Essa porcentagem de área colhida nesta safra, na data de 19 de agosto, é 10,8%, inferior no comparativo com a média registrada na safra 2014/2015. No entanto, só na última semana, houve avanço de 11,3% na colheita no Estado, ou seja, cerca de 177 mil hectares foram colhidos.

As cidades cuja colheita já encerrou ficam na região norte de Mato Grosso do Sul, onde a colheita está mais avançada, com 81,7%. Em seguida está a região sul, com 72,4% de média, destacando-se os municípios de Amambai e Aral Moreira, com mais de 90% da área colhida.

A região central de Mato Grosso do Sul segue atrás, com média de 61,1% da área finalizada. O município mais avançado é Rio Brilhante, com 70% da área concluída e, o menos avançado, é Sidrolândia, com 55% da colheita finalizada.

Números finais estimados

Diante disso, até o momento estima-se que a área colhida total no Estado, acompanhada pelo projeto Siga MS, é de 1,1 milhão de hectares.

A projeção da Aprosoja/MS, com base nos números do Siga MS, é de que a produção do Estado fique em torno de 6,2 milhões de toneladas de milho, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que Mato Grosso do Sul produziu 9,1 milhões de toneladas na última safra.

Comentários

comentários