Coach Educacional assume a missão de levar a BNCC para sala de aula

Da Redação

Divulgação

Curiosamente, a primeira vez que a Professora Ângela Guimarães colocou os pés em uma escola formal ela tinha 13 anos de idade. Filha de seringueiro nascida no meio da selva amazônica, sendo a irmã mais velha de cinco irmãos encontrou na educação a fórmula para transformar a sua vida e a vida da sua família.  Hoje, transforma a vida de professores.

Quem conhece a história de vida dessa educadora se encanta com a força, a coragem e a crença inabalável na educação.  Pedagoga com especialização em Ensino e Gestão Educacional buscou reforço nas áreas do Coach, da PNL e da Hipnose Ericksoniana para substanciar seus conhecimentos para melhor ajudar os professores.

Com mais de 30 anos de experiência em educação onde atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora de ensino em todos os segmentos da Educação (pública/privada), incluindo a Educação Superior e a Educação Profissional, palestrante, mediadora de práticas restaurativas e facilitadora na formação de equipes de alta performance. Hoje articula o Projeto #elevaIDEB onde realiza palestras em todo território nacional com o método “Descomplica BNCC, tendo como missão de vida pessoal e profissional ajudar professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares a melhorar os indicadores educacionais de suas escolas, através da mudança do seu modelo mental e da crença no seu potencial individual. Só no primeiro semestre de 2019 foram mais de 30 palestras realizadas gratuitamente, além de workshops, produção de material de apoio para publicação no meio digital, como os Podcast “Descomplica BNCC”, por exemplo.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, a BNCC tem prazo para implantação em todas as escolas públicas e privadas do país, com prazo para adequação dos currículos e revisão/adequação do Projetos Pedagógicos até 2020 e completa implantação até 2022. É um documento normativo que define as diretrizes e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

para todas as crianças, jovens e adultos em escolas de Educação Básica públicas e privadas no Brasil.

Para a Coach Educacional, Hipnoterapeuta e especialista em Ensino e Gestão Educacional Ângela Guimarães, a BNCC chega às escolas brasileiras em um tempo no qual as transformações geram impactos não apenas nas salas de aula, mas na própria estrutura da instituição escolar, processo para a qual os professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais precisam estar preparados.

Os professores e as equipes pedagógicas têm papel chave na sua implantação. “Esta é uma fase longa e complexa, e que exige um cuidado muito grande em seu planejamento e organização, na revisão dos Currículos e Projetos Pedagógicos e na formação dos professes e equipes pedagógicas. ” Então, é preciso ter em mente que estamos entrando em um cenário onde apenas professores e equipes pedagógicas extremamente qualificados conseguirão gerar os resultados positivos tão desejados para a educação.  “Os estudos sobre a BNCC são essenciais não apenas no sentido de compreender a sua estrutura, os princípios e competências gerais, mas principalmente no sentido de compreender que os esforços devem dirigir-se para a criação de um novo ambiente de aprendizagem vivo e estimulante, de trabalho em comum sobre o conhecimento, um ambiente de curiosidade científica e de participação e sobre a importância de trazer a comunidade para a escola e despertar nestes o senso de pertencimento”, destaca.

Devido à dificuldade das pessoas, empresas e instituições acreditarem efetivamente na educação realiza trabalho solitário investindo o seu salário de professora aposentada para arcar com os custos das atividades que realiza, recentemente começou a obter o reconhecimento de instituições como o   Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de educação – CODISE, o Núcleo de Ouvidoria e Atendimento- NOA SEED/AP, o Mapa Educação/AP, a Escola de administração do Amapá – EAP,  e empresas como o Proesc.com e o Tempo não Para, o que faz brilhar os olhos da Coach Educacional que já foi professora com a possibilidade de alcançar o maior número possível de professores. O seu grande sonho é chegar aos interiores, considerando que os professores dessas localidades são menos assistidos que os professores das áreas urbanas.

Comentários