Ciclo de Seminários do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas de Cultura chega a Três Lagoas

 

IMG_4017-672x372

“Quando eu canto
Estou sentindo a luz de um santo
Estou ajoelhando
Aos pés de Deus
Canto para anunciar o dia
Canto para amenizar a noite
Canto pra denunciar o açoite
Canto também contra a tirania
Canto porque numa melodia
Acendo no coração do povo
A esperança de um mundo novo
E a luta para se viver em paz!”

Foi com esses versos de João Nogueira que a cantora tres-lagoense Alba Alessandra, acompanhada no violão por Alexandre Mariano, deu as boas vindas aos gestores de cultura de 5 municípios da microrregião de Três Lagoas, reunidos no ultimo dia(30), para o 1° Ciclo de  Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (Prosimc), realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), com o intuito de debater e impulsionar a estruturação da política para a cultura em Mato Grosso do Sul.

E não poderia ter sido mais pertinente a escolha dessa música. O secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Athayde Nery, presente ao encontro, falou sobre o papel da cultura como rumo civilizatório. “ Com tantos jovens deixando as escolas, temos que refletir qual o futuro queremos para ele. E a cultura é, e sempre será,  um fator determinante para o combate a violência, principalmente entre a juventude”.

O seminário está sendo realizado em 9 microrregiões do Estado a fim de fomentar a criação e implementação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. Em Três Lagoas estiveram presentes gestores municipais de cultura de Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas, além do vice prefeito do município, Luiz Akira, que ressaltou a vontade de transformar a região em um grande centro cultural.

Bento dos Santos, representante de Brasilândia, se mostrou bastante esperançoso. “ Tudo está começando a caminhar como sempre sonhamos. É o momento de vislumbrarmos novos horizontes. Estamos aqui para aprender e levar boas notícias para nossos companheiros da cultura da nossa região”.

O momento de crise enfrentado pelo País, segundo Cidinha Mariano, musicista há 30 anos em Três Lagoas, não pode ser empecilho para o desenvolvimento de uma política cultural. “Temos que usar a criatividade, buscar novos parceiros. Quem trabalha com cultura deve sempre cultivar a esperança. Acreditamos muito na competência dessa nova equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação.”

O Iº Ciclo dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura – PROSIMC, continua em outras microrregiões do Estado.

Confira o calendário abaixo:

02/07 – Microrregião de Iguatemi. Sede – Naviraí
03/07 – Microrregião de Paranaíba e Cassilândia. Sede – Cassilândia
07/07 – Microrregião de Alto Taquari. Sede – São Gabriel do Oeste
13/07 – Microrregião de Campo Grande. Sede – Campo Grande

Comentários

comentários