Chapa de Marcelo Turine para reitor da UFMS vence eleição

A chapa Juntos Somos UFMS venceu as eleições e Marcelo Turine será o novo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O resultado da eleição que sucederá a gestão de Célia Maria saiu na noite de ontem.

Candidatos vencedores na UFMS, vice-reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo e reitor Marcelo Turine
Candidatos vencedores na UFMS, vice-reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo e reitor Marcelo Turine

Segundo a apuração do colégio eleitoral da universidade, a chapa venceu com 0,37 contra 0,31 obtido pelo chapa concorrente, a Mude UFMS que tinha Marco Aurélio como candidato à reitoria.

A eleição aconteceu no decorrer de toda a quinta-feira, 4. À noite houve a apuração que consagrou Marcelo Turine como preferido do corpo universitário para ser o novo reitor a partir de novembro, quando a atual reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira deixa o cargo. O pleito teve um total de 6.905 votos válidos, mais 52 em brancos e 182 votos nulos.

A escolha para definir o reitor entre o corpo universitário segue a regra onde o voto dos professores tem um peso de 70%, enquanto que alunos e técnicos administrativos têm 15% cada um. Segundo explicou o candidato vencedor, a chapa Juntos Somos UFMS foi vencedora em todos os quesitos, universal, paridade e proporcional. Para se ter uma idéia, tirando-se os votos nulos e brancos, a chapa perdedora Mude UFMS, com os candidatos Marco Aurélio Stefanes de reitor, e Alexandra Ayach Anache como vice-reitora, obteve no total 3.429 votos, contra 3.476 votos da chapa vencedora.

A votação ficou assim distribuída: professores – 596 votos para chapa vencedora, contra 469 para chapa derrotada. Nos outros quesitos houve o chamado empate técnico. Entre os alunos 2.195 optaram pela ganhadora e outros 2.259 os perdedores. Em relação aos técnicos foram 685 aos vencedores e 701 optaram pela composição que perdeu o pleito. Com a expressiva votação do corpo docente Marcelo Turine garantiu a preferência.

Comentários

comentários