Cedine atua na defesa dos direitos dos negros em MS

O Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul(CEDINE/MS)), é um órgão Colegiado de caráter deliberativo, vinculado ao Órgão Estadual responsável pela assistência Social(Setas), e tem a finalidade de promover, em âmbito estadual, politicas que visem elimin

Foto Paulo Francis
Foto Paulo Francis

ar as discriminações que atingem o Negro e defender seus interesses.

 

Segundo o Presidente do CEDINE, o professor David Drummond Barreto dos Reis, o conselho atua basicamente na coibição de abusos contra a comunidade negra e na ajuda para que consigam ter a sua atuação livre de discriminação dentro da sociedade.

O professor relembra um caso acontecido na semana passada, que teve grande repercussão na Capital, onde uma aluna cotista da UEMS(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), chegou na sala de aula e na carteira onde se sentava sempre havia o desenho de um macaco, e que ela não poderia estar dentro da universidade pelas cotas. “Por conta disso foi montado uma comissão dentro do centro acadêmico da universidade, foi feito um boletim de ocorrência, envolveu a prefeitura, o secretariado, envolveu todo mundo para coibir esse tipo de ação. Então a nossa função é essa, fazer com que isso não ocorra mais, pois o racismo e a desigualdade é inaceitável em qualquer lugar e qualquer situação”, afirma.

David, que assumiu o conselho a 15 dias, frisa que a intensão é de que o conselho realmente funcione e possa ter uma objetividade em levar o que realmente precisa a comunidade negra da Capital. Ele destaca que todo final de mês acontece as reunioes ordinarias, e no mês julho será no dia 29, na sede dos conselho, onde é deliberada as atividades realizadas e ações nos Quilombolas. “Os Quilombolas são descendentes remanessentes dos escravos negros que foram para uma região e ali se instalaram. Em Campo Grande existem três que são a Comunidade São João, Tia Eva e a Chácara Buriti.

Serviço – O CEDINE/MS fica localizado na Casa da Assistência Social e da Cidadania(CASC/MS), o endereço é Rua Cândido Mariano, 713 – Sala 09- Centro de Campo Grande.
Contato: (67)3382-9206 E-mail: [email protected]

Paulo Francis

Comentários

comentários