Carteira de Habilitação Digital já está disponível em Mato Grosso do Sul

Motoristas de Mato Grosso do Sul já podem acessar  a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pelo Play Store e pela App Store. A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e.

Clique aqui e confira o passo a passo para gerar a CNH Digital

De acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Roberto Hashioka, a CNH-e tem o mesmo valor do documento impresso e não implicará em custos para o usuário. “Armazena todas as informações da impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso”.

O Detran ressalta ainda que a CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna do documento. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de maio de 2017.

Se o usuário desejar o documento digital e não possua a última versão da CNH impressa, o mesmo deverá antecipar a renovação ou solicitar uma segunda via, nestes casos específicos é necessário pagar as taxas do órgão.

Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver desligado, será considerado que a CNH não está sendo portada. O condutor será autuado com base em uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

Passo a passo para gerar a CNH Digital (você pode conferir também no link no início da matéria)

1- O condutor deve ter se Cadastrar e criar um login no Portal de Serviços do Denatran.
              –
Vale lembrar que caso o motorista possua um Certificado Digital ele pode acessar o sistema utilizando o documento que equivale a assinatura eletrônica.

2- Tanto para o condutor com certificado digital como para aqueles que não possuem, é necessário após o login, cadastrar o número da CNH e número de telefone no Portal de Serviços.
– A partir o condutor com certificado digital receberá um código de validação. Já o motorista que não possui a assinatura digital deverá se dirigir a uma agência do Detran para efetuar os dados.

4- Feito isso, basta baixar o aplicativo “CNH Digital”. O primeiro acesso será com o código de autenticação/validação recebido por e-mail, para gerar uma nova senha com quatro dígitos.

Os condutores que expediram a CNH antes de 2 de maio de 2017, devem fazer a segunda via ou renovação e assim, seguir os mesmos procedimentos.

Para mais informações basta ligar para Detran-MS no fone 3368-0500 ou 3326-4800.

Comentários